Fazendo Backup de Arquivos e Pastas no Windows Vista

Você pode perder arquivos excluindo ou substituindo-os acidentalmente por causa de um ataque de vírus ou worm, falha de software ou hardware ou de uma falha total de disco rígido.

Para proteger seus arquivos, você pode criar um backup: um conjunto de cópias dos arquivos que estão armazenados em outro local que não o dos arquivos originais.

O Windows Vista fornece ferramentas para fazer backup de arquivos, programas e configurações de sistemas.

Tipos de backup

Você deve fazer backup dos seus arquivos pessoais, programas e configurações do sistema. Você também deve criar pontos de restauração para poder restaurar o computador a um estado anterior quando necessário. A tabela a seguir descreve cada uma dessas opções.

Para fazer backup Usar Quando usar
Arquivos pessoais, como fotos, música e documentos Assistente de Backup de Arquivos Você deve fazer regularmente backup dos arquivos que cria e modifica. Também é uma boa idéia fazer backup dos arquivos antes de fazer alterações no sistema, como adição de novo hardware, atualização de drivers, edição do Registro, ou de fazer grandes alterações no Windows, como instalar um service pack.

O assistente Fazer Backup de Arquivos está incluído no Windows Vista Home Basic, Windows Vista Home Premium, Windows Vista Business, Windows Vista Enterprise e Windows Vista Ultimate.

O computador todo Backup CompletePC do Windows Ao configurar seu computador pela primeira vez, crie uma imagem do Backup CompletePC do Windows, que é como fazer um instantâneo dos programas, configurações do sistema e arquivos do computador. Você poderá usar esse backup se o computador falhar. Embora esse tipo de backup inclua arquivos pessoais, é recomendável fazer backup dos arquivos regularmente usando o assistente Fazer Backup de Arquivos. É necessário também atualizar a imagem do Backup CompletePC do Windows a cada seis meses.

O Backup e Restauração Complete PC do Windows está incluído no Windows Vista Business, Windows Vista Enterprise e Windows Vista Ultimate.

Métodos de armazenamento de backups

Você pode fazer backup de arquivos para qualquer dos seguintes tipos de armazenamento:

• Discos rígidos (internos ou externos)

• Outros discos removíveis

• DVDs e CDs graváveis

• Locais de rede

Em geral, as três primeiras opções são conhecidas coletivamente como mídia. Você também pode usar um serviço de armazenamento de arquivos baseado na Internet. Para decidir qual opção usar, compare conveniência, preço e facilidade de uso e leve em consideração a quantidade e o tamanho dos arquivos de que deseja fazer backup.

Observação: A capacidade de fazer backups automáticos não está incluída no Windows Vista Starter e no Windows Vista Home Basic.

1. Para abrir Centro de Backup e Restauração, clique no botão Iniciar, em Painel de ControleSistema e ManutençãoCentro de Backup e Restauração.

2. Clique em Fazer backup de arquivos e siga as etapas no assistente. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Observações:

* Não faça backup de arquivos no mesmo disco rígido em que o Windows esteja instalado. Por exemplo, não faça backup de arquivos em partições de recuperação.
* Sempre armazene a mídia usada para backups (discos rígidos externos, DVDs ou CDs) em um local seguro para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso aos seus arquivos; recomenda-se um local à prova de fogo, separado do computador. Você também pode criptografar os dados no backup.

Restaurar arquivos a partir de um backup

1. Para abrir Centro de Backup e Restauração, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Manutenção e em Centro de Backup e Restauração.

2. Clique em Restaurar arquivos e siga as etapas.

Observações:

* Siga as etapas abaixo para restaurar um backup de arquivo após restaurar o computador de uma imagem de Backup do Windows Complete PC.
* O Backup e Restauração CompletePC do Windows não está incluído no Windows Vista Home Basic nem no Windows Vista Home Premium.

Note: Os métodos descritos aqui não preservam os programas instalados — apenas dados.

Fazendo Back up no Windows XP | Fazendo Back up no Windows 7

5 Comments

  1. Luísa Furtado 20 de junho de 2011
  2. Teca 18 de novembro de 2009
  3. ribeiro 4 de agosto de 2009
  4. Eduardo Tetera 17 de maio de 2009
  5. Rayghee 12 de maio de 2009
  6. Pingback: Como fazer backup do PC 6 de maio de 2009

Deixe seu Comentário