Facebook lançará sistema de geolocalização em abril

O serviço permitirá aos usuários da rede mostrar aos amigos onde estão.

Por Nátaly Dauer

Os planos para a criação de um sistema de localização pelo Facebook, tão desejado por seus usuários, podem ser revelados oficialmente no próximo mês, na conferência de desenvolvedores da rede social – F8.

De acordo com o site do jornal americano The New York Times, a rede social incorporará a localização por meio de suas próprias ferramentas e também por outros aplicativos – como Foursquare e Gowalla.

O Facebook deverá tomar cuidado com as questões de privacidade para a localização – como implementar configurações que permitam ao usuário compartilhar essa informação apenas com determinados amigos. Ainda não foram divulgados os detalhes sobre o serviço, mas a rede atualizou sua política de privacidade no fim do ano passado, já se preparando para seu possível lançamento.

O Facebook disponibilizará o serviço a uma enorme base de usuários – existem agora mais de 400 milhões de usuários da rede social, sendo que 100 milhões acessam regularmente a rede pelo celular. Tudo isso dá ao sistema de localização do Facebook uma grande vantagem sobre os concorrentes, afirma o site Mashable.

A competição, nesse caso, dificilmente será com os aplicativos como Foursquare e Gowalla, mas sim com a Google e sua base de anunciantes. Entretanto, não se deve ignorá-los: o Foursquare já anunciou características que planeja lançar para ajudar empresas a utilizar suas funções.

Mesmo assim, com a rede Facebook entrando no espaço, seus concorrentes terão que fazer mais do que apenas mostrar aonde estão seus amigos.

Os sistemas de localização permanecem como uma grande tendência para 2010, e espera-se que diversos serviços desse tipo sejam desenvolvidos e aprimorados ao longo do ano.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Deixe seu Comentário