Faça anotações em vídeos do Youtube com o "YouTube Annotations"

O YouTube lançou uma ferramenta que permite fazer “anotações” nos filmes, destacando informações e dados adicionais sobre a produção. É algo semelhante ao que já acontece em sites como o viddler.com e asterpix.com.

Por enquanto, a novidade, chamada “YouTube Annotations”, está restrita a quem usa o portal com linguagem em inglês e apenas os “donos dos vídeos” podem adicionar essas informações.


É possível escrever os comentários, controlar em que parte da tela eles serão exibidos e quando eles aparecem e desaparecem. O sistema também permite usar a anotação para fazer links com outros vídeos, canais ou termos de buscas do YouTube.

Com isso, o YouTube ainda fica atrás de seus concorrentes nesse quesito. No Viddler e no Asterpix, os usuários cadastrados podem adicionar notas nos vídeos uns dos outros.

O sistema está em versão “beta” mas a equipe trabalha para que o serviço funcione em mais línguas e possa aparecer em filmes postados em outros sites, como blogs.

Para colocar comentários nos vídeos, você deve se logar ao YouTube e clicar no menu “Account”, no topo de qualquer página. Na seção, “Manage My Videos”, é preciso acessar o link “Videos, Favorites, & Playlists”. Escolha o vídeo onde as frases serão inseridas e clique no botão do “Annotate”.

Caso você não queira ver os comentários enquanto assiste aos vídeos, é possível desabilitar a ferramenta clicando em um ícone que fica do lado direito do player.

Uma Resposta

  1. Carlos 25 de dezembro de 2009

Deixe seu Comentário