Estude Scrum de graça pela Internet

James Della Valle, de INFO Online

Aprender Scrum é quase obrigatório para quem quer trabalhar na área de projetos.

Pensando nisso, a INFO separou material gratuito para você estudar em casa.

A maioria do conteúdo dos links está em inglês, mas os documentos em português trazem textos e definições coerentes.

Alguns arquivos estão em PDF, por isso é recomendado o uso do Adobe Reader.

São 5 sites:

SCRUM Experience – Apesar do nome, o documento com 60 páginas está totalmente em português. Ele foi criado por Rildo F. Santos que, na época da publicação do guia, tinha mais de 10 mil horas de experiência em gestão de negócios, governança e engenharia de software.

Segundo o autor, ele escreveu o documento para compartilhar sua experiência com as práticas de Scrum e todos os métodos ágeis envolvidos na metodologia.

O Guia apresenta conteúdo ilustrado, com ótimas explicações de termos e processos, além de trazer ilustrações para auxiliar na sua compreensão.

The Zen of Scrum – Em inglês, a apresentação criada por Jürgen Appelo traz, segundo o autor, é baseada na observação de mais de 20 documentos sobre o assunto, utilizados como referência.

Os slides trazem dados e informações, como os princípios do Agile, cargos definidos no Scrum, formação de times e processos.

“Enquanto via centenas de slides, vi a oportunidade de criar alguma coisa nova. Uma apresentação que agrada aos olhos, conta a história completa, é de graça e não tem um logotipo em cada pixel livre do slide”, afirma o autor.

Recursos da Scrum Alliance – Pelo nome, é possível perceber que o site foi feito para qualquer interessado em aprender ou divulgar o Scrum.

A página de recursos da Scrum Alliance traz diversos arquivos que vão desde tutoriais e apresentações em PDF. Embora boa parte do material esteja em inglês, é possível encontrar conteúdo em português do Brasil.

Fique de olho no Guia do Scrum, um documento em português com 22 páginas explicando os conceitos básicos de todo o processo.

Agile Alliance – Com diversos artigos sobre Agile e Scrum, o site torna-se uma fonte rica de informações para quem quer ir além dos tutoriais básicos sobre processos e metodologias.

Entre os tópicos está a utilização de Scrum para projetos grandes, além de técnicas que os product owners devem aprender para não se esgotar antes do tempo.

Scrum em 10 minutos – O vídeo, em inglês, produzido por Hamid Shojaee promete ensinar Scrum em apenas 10 minutos. Embora não seja o conteúdo mais aprofundado sobre o assunto, o auxílio visual é uma boa opção para ajudar o espectador a pegar alguns conceitos básicos.

Aproveitando o assunto, a área de vídeos relacionados também oferece mais opções de aprendizado sobre Agile também.

Deixe seu Comentário