Erros das lojas virtuais que inviabilizam a compra

Uma pesquisa feita pela deviceLab mostra que todos os sites de comércio on-line apresentam algum tipo de erro e que 69% dos problemas nas compras via celulares ou tablets estão no checkout (momento de finalização da compra).

O laboratório de testes de dispositivos móveis, que analisou os principais e-commerces do país.

A avaliação da experiência de compra do comércio eletrônico foi realizada sob os critérios de performance, compatibilidade e usabilidade.

Foram realizados, segundo a empresa, mais de 1.700 testes nas maiores lojas virtuais do Brasil.

Os sistemas operacionais usados no estudo foram o Android (versões 3.2.2 – 4.0.3 – 4.0.4), iOS (versões 5 e 6) e Windows Fone.

Foram utilizados os aparelhos Samsung Galaxy Tab (7”e 10”), iPad (2 e 3), iPhone 4S e 5, Samsung Galaxy SIII e SII e Nokia Lumia 800.

Todos os sites analisados possuem ao menos um erro que inviabiliza a compra, e 12% do total das falhas encontradas impedem a ação.

Do percentual de erros por fluxo de compra, 69% estão no checkout, 18% na busca e 13% no detalhe do produto.

Os testes também mostraram que o iOS 5 teve o pior desempenho com 16%, com uma melhora para o iOS 6, que teve 9% em problemas. Os principais erros encontrados no sistema operacional da Apple estão relacionados ao desempenho do Safari, browser do sistema. No Android, a versão com mais dificuldades foi a 4.0.3 com 13%, já os sistemas 4.0.4 e 3.2.2 apresentaram 11%. O Windows Phone 7.5 teve 13% de falhas.

No percentual de erros por tipo de aparelho, os tablets apareceram com 11% e os smartphones com 14%.

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