Equipamentos para montar uma rede sem fio – O Roteador

Este é o 1º artigo da série “Como montar uma rede sem fio (passo-a-passo)“.

Para começar a montar uma rede sem fio, seja em casa, seja no escritório, o primeiro passo é adquirir um roteador wireless. Ele será a peça principal para distribuir o acesso sem fio por todo o ambiente. Redes Wi-Fi cobrem em média 100 metros ao redor do ponto de acesso. 

Ao escolher um equipamento, prefira o padrão 802.11g, que trabalha com freqüências de 2,4 GHz e taxas de transmissão de 54 Mbps. O padrão 802.11b trabalha com uma taxa de 11Mbps e, com isso, sua rede pode ficar sensivelmente mais lenta. 

O ponto de acesso precisa estar localizado em uma região central do imóvel. Também é necessário prestar atenção em obstáculos que podem causar interferência no sinal, como paredes, portas, móveis, lajes, fornos de microondas, motores elétricos, telefones sem fio e alarmes na mesma freqüência.

Conexão
Para montar uma rede sem fio, além do roteador wireless, é preciso ter acesso à internet banda larga, com tecnologias como cabo ou ADSL. Ou seja, contrate um provedor. Ligue o roteador wireless ao modem. Isso é feito usando um simples cabo de rede. 

Lembrando que sua conexão com a internet, que antes chegava até um computador ou servidor, agora segue para o roteador wireless , que passa a distribuir a conexão por todo o ambiente.

Deixe seu Comentário