Edite seus documentos offline no Google Docs

Uma das ferramentas online que mais utilizo é o Google Docs. Mas para trabalhar com esse aplicativo você precisa de conexão com a internet.

Mas, e se quisermos trabalhar offline (ou se não houver mesmo conexão) para digitar nossos textos ou editar alguns artigos anteriormente redigidos?

Pois bem, fico bastante feliz de confirmar que o acesso offline ao Google Docs já está sendo testado.

Acessando o Google Docs esta manhã para editar uma tradução para um cliente, me deparei com uma mensagem de que o acesso offline ao Docs está sendo experimentado.

Acesso offline ao Google Docs já está em testesÉ claro que eu cliquei no link e logo se abriu uma janela pop up, pedindo para habilitar o acesso offline:

O Google Gears é mais uma excelente extensão para o Firefox e Internet Explorer, e permite que alguns aplicativos da web funcionem através de APIs JavaScript. (A ferramenta também tem seu próprio blog.) Outras empresas – como Remember The Milk e Zoho – já estão usando o Google Gears, mas a única integração oficial do Google é para o Google Reader (há evidências de que as funções em modo offline estarão disponíveis em breve no Google Calendar).

Agora você já pode editar documentos mesmo sem ter conexão

Após habilitar o acesso offline e confirmar o aviso de segurança do Google Gears, meus documentos começaram a ser sincronizados, do mesmo modo que os itens no Google Reader são sincronizados. (Se você receber alguma mensagem de erro, o Google permite que você reinicie e desabilite o acesso offline na caixa de diálogo das configurações.)

Google Apps para o domínio teteraidiomas.com.br, no Google DocsAlgumas opções estão marcadas em cor cinza, o que mostra que o acesso offline por enquanto é parcial e se aplica somente aos documentos já existentes, não sendo possível criar um novo documento, tabelas ou apresentações, fazer upload nem compartilhar os arquivos.

Ao que parece, o acesso offline ao Google Docs pelo Google Gears ainda está em estágio bem inicial (alfa), mas confirma a intenção do Google de disponibilizar seus aplicativos e fazê-los funcionar offline como as ferramentas de desktop que todos nós usamos diariamente.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Veja como instalar o Gmail offline 5 de fevereiro de 2009

Deixe seu Comentário