E, G, H, H+, 3G ou 4G – Entenda a diferença entre redes de celular

Já tentou entender as diferenças entre as diversas velocidades de navegação em seu celular?

Dependendo da localização, podem aparecer no visor do celular alguns códigos como:

GPRS, EDGE, UMTS, 3G, HSDPA, 4G, H, H+, etc.

Vamos separar então a diferença entre os tipos de navegação celular, por order de velocidade:

• G – Ou GPRS, é uma sigla para “General Packet Radio Service”, este é o sinal de celular mais antigo em atividade, e permite navegar em uma velocidade de no máximo 80 Kbps, ou seja 0,08 Mega de velocidade. A navegação em GPRS é similar a um antigo modem telefônico para conexão discada.

• E (Edge) – O sinal Edge é uma abreviatura de “Enhanced GPRS” ou “Enhanced Data rates for GSM of Evolution”, um aprimoramento do antigo sinal gsm/gprs de tecnologia 2G. Os dados trafegam com velocidade entre 236kbps e 400kbps.

• 3G ou UMTS – Sigla para “Universal Mobile Telecommunications System”, é a terceira geração de redes celulares e a segunda principal tecnologia a utilizar o sinal WCDMA. Os dados trafegados aqui são comparáveis ao Edge mas com uma melhor qualidade, maior latência e menor atraso, tornando-a mais apropriada para áudio, vídeo e serviços de streaming. Permite velocidades de conexão de até 2 Mbps.

• H – Este código H refere-se a “HSPA”, uma sigla em inglês para “High Speed Downlink Packet Access” (algo como Acesso a Pacotes em Alta Velocidade). Esta é uma espécie de rede 3G com combinação de HSDPA (download) e HSUPA (upload). O principal melhoramento da rede H sobre a rede 3G é que os dados trafegam em velocidades entre 3 e 7Mbps.

• H+ ou HSPA+ – A rede H+ (“Evolved High-Speed Packet Access”) é uma evolução do HSPA, um 3G melhorado com tecnologias que aumentam o tráfego para cerca de 160Mbps de download e em torno de 15Mbps para upload.

• 4G – Também chamado de LTE (“Long Term Evolution Advanced”), é a conexão de dados mais recente e teoricamente alcança 100 Mbps de velocidade para download.

Se você tem um plano 3G em sua linha celular então você pode utilizar todas as redes acima. Seu celular primeiro faz uma busca por torres de celular com capacidade de transmitir sinal H+, se o H+ não estiver disponível o aparelho vai tentando se conectar às outras opções. Se a rede 3G não estiver disponível, a conexão e feita em Edge.

Observe que quando seu celular está conectado via Edge, não é possível realizar chamadas e navegar com dados ao mesmo tempo. Isto acontece porque chamadas de voz e dados usam a mesma infraestrutura quando você está em área de rede 2G; já em área de rede 3G (ou mesmo H ou H+) você consegue navegar em seu telefone durante uma chamada, já que dados e voz são separados e funcionam paralelamente numa rede 3G.

Deixe seu Comentário