Dicas para armazenar suas fotos para a eternidade

Uma dos métodos mais utilizados para guardar fotos digitais é salvá-las em CDs e DVDs. É uma mídia acessível e barata.

Mas você deve conhecer pelo menos uma meia dúzia de pessoas que já passou pela experiência de tentar acessar as imagens salvas nesse tipo de mídia depois de algum tempo e… nada.

Foi assim com você?

Não existe consenso fechado quanto à durabilidade real das mídias ópticas. Alguns especialistas dizem que elas têm um periodo de vida que pode variar entre dois e 12 anos. Já os fabricantes atestam os CD-RW são feitos para serem regravados até mil vezes e que seus produtos retêm a informação no disco entre 20 e 100 anos.

Tal variação decorre das condições de armazenamento como exposição à luz, umidade, contaminação por sujeira ou arranhões, grau de uso e regravação do disco. Todos são fatores alteram sua vida útil da mídia e, conseqüentemente, das informações gravadas nela.

Se regravar muitas vezes, o calor a que o disco é submetido afeta sua durabilidade. É razoável assumir que esses discos serão confiáveis por 20 a 30 anos se bem cuidados.

Na dúvida, algumas medidas podem ajudar a guardar tão valiosa informção. A primeira delas é usar mídias graváveis no lugar das regraváveis e, de preferência, de boa procedência – fuja da tentação de comprar a mídia mais barata que houver, já que a qualidade da matéria-prima também pesa na durabilidade da mídia.

1 2 3 Próximo »

Deixe seu Comentário