Deixe o backup de seu smartphone em dia

Há alguns anos, quem trocava um celular velho por um novo perdia contatos, mensagens, registros de chamadas, toques e outros dados que não podiam ser transferidos para o cartão de memória ou chip.

Os dados também podiam sumir, evidentemente, em caso de roubos, acidentes ou bugs. Atualmente, ter o equipamento perdido, danificado ou restaurado para a configuração de fábrica não precisa mais ser motivo de terror.

Basta manter o backup em dia e saber usar bem o espaço de armazenamento dos serviços na nuvem. Ainda não sabe como fazer isso? Aproveite estas dicas e aprenda como manter cópias de segurança do Android, iOS ou Windows Phone.

Android

O Google toma conta de alguns dados armazenados no Android, como configurações, calendários e outras informações de seus apps. Mas guardar apenas esses dados não é suficiente para se prevenir de possíveis problemas no telefone.

Para ter uma cópia de segurança completa, com vários itens essenciais do sistema, baixe o Go Backup & Restore. O app permite fazer backup de vários recursos do aparelho e oferece opção de salvar os dados no Dropbox ou no Google Drive.

Na edição gratuita, o utilitário faz backup de contatos, registro de chamadas e de sites favoritos.

Para agendar backups periodicamente, copiar SMS, MMS, calendários, toques, papéis de parede e salvar tudo na nuvem é preciso pagar 4,99 dólares pela versão PRO.

Uma solução mais simples para backup de mensagens, chamadas e outros itens do sistema é usar o Super Backup. Ele copia e restaura arquivos de backup e permite enviá-los para o e-mail. A versão Pro, sem propaganda, custa 4,62 reais.

iOS

Nos dispositivos iOS, garanta que os backups do iTunes e iCloud estejam em dia.

Primeiro, ative o backup na nuvem para que o aparelho sempre faça cópias de segurança de ajustes, fotos, contas, histórico de compras e documentos do sistema quando estiver conectado à energia, bloqueado e com conexão Wi-Fi.

Para isso, acesse Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup e ative a opção Backup do iCloud. No iTunes 11, conecte e selecione o dispositivo iOS no botão à direita.

Em Backups, clique no botão Fazer Backup Agora. É preciso fazer esse processo periodicamente, caso queira ter a cópia de segurança sempre atualizada.

Windows Phone

Acesse Configurações > Backup para garantir que os dados sejam sempre salvos na nuvem.

O recurso faz cópia da lista de apps, histórico de chamadas, cor do tema, contas, favoritos do Internet Explorer, mensagens, e-mail, localização, fotos, tela de bloqueio, etc.

Acesse Lista de Aplicativos + Configurações para ativar a cópia de configurações, apps e favoritos do IE. Em SMS, certifique-se de ativar os backups de SMS e de chat.

Toque em Fotos para escolher se deseja sincronizar imagens e vídeos no SkyDrive. O aparelho salva as cópias de segurança automaticamente quando estiver conectado ao Wi-Fi.

Caso fique por mais de uma semana sem conexão a uma rede sem fio, as alterações nas configurações e na lista de aplicativos são salvas com a conexão de dados do celular.

Se quiser apenas fazer backup de contatos, baixe o Contacts Backup e exporte a agenda para seu e-mail usando o formato CSV.

smartphones

Deixe seu Comentário