Continua difícil desbloquear o celular

Vinte dias após o 13 de fevereiro, data do desbloqueio geral dos celulares no Brasil, a norma ainda não pegou inteiramente. Muitos consumidores têm dificuldades para conseguir o desbloqueio imediato de seus aparelhos.

O que fazer então, num país em que certas leis pegam e outras não? Calculadoras de código de desbloqueio, como a Crux Calculator v5, continuam sendo baixadas a toda. São uma solução imediata para muita gente, mas não para todo mundo, porque nem todos os telefones de todos os fabricantes estão incluídos em suas operações.

É engraçado que, na estréia do 3G no país e em meio à popularização de planos de dados acessíveis, as operadoras continuem envolvidas nessa queda-de-braço com os consumidores, em vez de se aproximar mais de nós para fazer suas propostas decolarem – o que seria um benefício para todas as partes envolvidas.

Mais irônico ainda são as dificuldades de desbloqueio justamente com o GSM, que em sua introdução no Brasil se beneficiou tanto da liberdade que os chips nos proporcionam quando queremos trocar de aparelhos e operadoras. As viúvas do CDMA devem estar se divertindo a essa altura.

Uma única operadora está se beneficiando da confusão atual do desbloqueio: a Oi.

A Oi, que inclusive iniciou e patrocina um “movimento espontâneo” de protesto. Em seu site, o Bloqueio Não, já exibe a assinatura de 1,3 milhão de pessoas contra essa medida.

via Sandra Carvalho | Bloqueio Não

Deixe seu Comentário