Consulta à restituição do Imposto de Renda já está disponível

A Receita Federal abriu hoje a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2009 (ano base 2008) em seu site.

No primeiro lote, os contribuintes com mais de 60 anos que não possuem pendências nas declarações são os que têm prioridade.

Ao todo, foram 1.274.345 contribuintes com imposto a restituir, com um montante total de R$ 1.550.000.000,00 (um bilhão, quinhentos e cinquenta milhões de reais).

A consulta para se informar sobre a liberação, ou não, da restituição nesse lote, o usuário tem duas opções: acessar a página da Receita na web ou telefonar para o número 146.

Segundo a coordenação de imprensa da Receita Federal do Brasil, a resposta é simplificada, exigindo apenas o número do CPF.

Para saber se terá a restituição liberada nesse lote o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet ou ligar para 146. Basta informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Na primeira vez que a Receita unifica o pagamento de exercícios fiscais diferentes, de quem declarou o Imposto de Renda este ano e de quem caiu na malha fina ano passado, o dinheiro será entregue no dia 15 de junho.

A restituição estará disponível no banco pelo período de doze meses. Se o contribuinte não resgatar a quantia no prazo, terá que requerer por meio do Formulário Eletrônico, do Pedido de Pagamento de Restituição, que está disponível na internet.

Caso não concorde com o valor restituído, o contribuinte pode receber a quantia que lhe é reservada e reclamar a diferença em uma unidade local da Receita.

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.

6 Comments

  1. carine 20 de setembro de 2011
  2. jocicleide sarmento de oliveira 16 de junho de 2011
  3. luciana santos fernandes 22 de abril de 2011
  4. MARCIA 29 de setembro de 2009
  5. Regina Celia Pulcinelli 28 de julho de 2009
  6. Regina Celia Pulcinelli 28 de julho de 2009

Deixe seu Comentário