Conheça o app MusicXmatch

Vários sites exibem letras de músicas conhecidas.

No entanto, nenhum deles é didático a ponto de casar as palavras com o som, mostrando o momento certo de cantar (como acontece nos karaokês).

Essa é a proposta do aplicativo italiano MusicXmatch, disponível gratuitamente em português para Windows Phone, iOS, Android e computadores com sistema Windows 8.1.

Depois de baixado, o MusicXmatch faz uma varredura no aparelho em busca de músicas– elas precisam ter sido baixadas no próprio celular ou selecionadas no serviço de música Spotify.

Quando o usuário dá play (via MusicXmatch), consegue ver na tela a música da canção enquanto ela é tocada, bem no estilo dos karaokês.

O recurso é legal para quem deseja praticar uma nova língua, além de identificar as palavras cantadas e conhecer novos termos.

Também é útil para descobrir, por exemplo, que no refrão de “Amor de Chocolate” o cantor Naldo diz “alto em cima” – e não “autoestima” nem “alucina”.

O banco de dados do sistema é bem eficaz para músicas em inglês.

Sucessos como “Happy” (Pharell Williams) e “Timber” (dueto entre o cantor Pitbull e Ke$ha) foram encontrados rapidamente.

Em português, boa parte dos funks ostentação, sertanejos e afins já constam no catálogo da MusicXmatch com suas letras correspondentes.

No entanto, algumas músicas só têm a letra, sem o recurso de “animação” para acompanhar verso a verso – o app dá a opção de o próprio usuário “sincronizar” a canção com as palavras.

Outra funcionalidade do MusicXmatch é identificar a música que está tocando, via microfone de aparelho. Programas como o Shazam e o Soundhoud têm essa mesma função.

Funções e recursos pagos

Apesar de gratuito, o aplicativo oferece alguns recursos pagos.

Entre eles, a remoção de anúncios e o “espelhamento” do conteúdo em uma TV conectada à internet. A assinatura anual custa US$ 5.

É possível ainda comprar um microfone, chamado MusicXmatch mic, que “tira” a voz do intérprete para que a pessoa cante em cima, também como se fosse um karaokê.

O acessório é vendido separadamente por 60 euros no site da companhia.

conheca-o-app-musicxmatch

Download

Deixe seu Comentário