Conheça as Telas Lenticulares

Embora a tecnologia 3D seja impressionante, algumas pessoas ainda querem uma solução que não exija o uso de óculos.

Tem havido várias tentativas de criar um display capaz de projetar imagens em um espaço tridimensional.

Algumas envolvem lasers, outras projetam imagens em uma névoa fina ou em fumaça artificial, mas esses métodos não são comuns ou práticos.

Há uma maneira de criar imagens tridimensionais que você pode ver em lugares como estádios esportivos ou em um hotel durante uma grande conferência.

Esse método se baseia em um display coberto com um filme lenticular.

Lentículas são minúsculas lentes na parte inferior de um filme especial. A tela exibe dois conjuntos da mesma imagem.

Como funciona a tela lenticular

As lentes direcionam a luz das imagens para os seus olhos – cada olho vê apenas uma imagem. Seu cérebro coloca as imagens juntas e você as interpreta como uma imagem tridimensional.

Essa tecnologia exige que os fornecedores de conteúdo criem imagens especiais para que o efeito funcione. Elas devem interlaçar os dois conjuntos de imagem juntos. Se você fosse tentasse ver essas imagens em uma tela normal, você veria uma imagem borrada.

Outro problema com os displays lenticulares é que eles dependem do público estar em pontos ideais para ter o efeito 3D. Se você se mover para a direita ou para a esquerda de um desses pontos, a imagem na tela começa a borrar. Mas se você mudar de um ponto marcado para outro, a imagem fica nítida. As televisões futuras podem incluir uma câmera que rastreia a sua posição. O aparelho será capaz de ajustar a imagem de modo que você esteja sempre em um ponto ideal. Se isso vai funcionar para múltiplos telespectadores, ainda é uma incógnita.

Algumas pessoas experimentam uma sensação similar ao enjôo por movimento depois de assistir a um display reticular por mais de alguns minutos. Isso se deve, provavelmente, ao fato de seus olhos terem de fazer trabalho extra para lidar com a discrepância entre foco e convergência. Mas por outro lado, você não tem de se preocupar em perder um caríssimo par de óculos ativos.

A tevê 3D vai se tornar a próxima grande tendência ou está destinada a ser um modismo que vai e volta a cada par de décadas? Ainda é cedo para saber. Mas a tecnologia continua a melhorar. Pode não demorar para que você pule para fora do caminho da próxima vez que um jogador de beisebol acertar um home run em direção à câmera.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Como funciona a TV 3D ? 3 de novembro de 2010

Deixe seu Comentário