Comparativo VoIP: Skype ou SIP?

A utilização de serviços de telefonia VoIP tem crescido bastante no Brasil.

Mas ainda existe falta de informação entre usuários sobre serviços como Skype e outros em formato SIP, e dados como tarifa e aparelhos.

O padrão usado pela telefonia VoIP é o SIP (RFC 3261), padrão de comunicação internacional. O Protocolo SIP domina mais de 80% das comunicações VoIP no planeta, de acordo com uma pesquisa do Point Topic Research. Mesmo o Skype admite que o protocolo SIP é o líder em VoIP.

No Brasil, começam a surgir vários produtos “VoIP”. Alguns produto sutilizam protocolo Skype, e outros são SIP. O fato é que os produtos Skype só funcionam com o Skype, e SIP só com SIP.

Mas e agora? Como decidir qual produto usar em VoIP?

Para responder a esta pergunta, vejamos alguns pontos. Vamos comparar telefones Skype com um telefone SIP. Escolhemos o Siemens Gigaset A580IP, que é o telefone SIP mais completo no mercado brasileiro, e que está com o preço competitivo em relação aos telefones Skype sem fio.

1. Liberdade de escolher a sua operadora
Com um telefone Skype, você está preso às tarifas que eles estabelecem. Com um telefone SIP, você está livre para escolher a operadora que tenha o melhor custo. Se o preço de uma não o agrada, você muda para a concorrência.

Podemos até fazer uma analogia: Os telefones Skype são como os celulares que só funcionam na rede da TIM, Claro, Vivo, etc. O A580IP é um telefone “destravado”, desbloqueado para ser usado em qualquer operadora VoIP (menos Skype, é claro).

2. “Compatibilidade” na realidade é uma fraqueza do produto
Fato: Os produtos Skype dizem ser “compatíveis” com Windows 2000, XP e Vista
Fato: Na realidade, eles são DEPENDENTE destes sistemas operacionais.
Fato: Telefones SKype não fazem o processamento da chamada.
Fato: Quem processa a chamada é o processador do PC, que precisa estar LIGADO o tempo todo
Fato: O A580IP não precisa de computador. Ele é compatível com TODOS os sistemas (Windows, Linux e Mac).

3. Vai desperdiçar uma porta USB?
Verifique nas embalagens dos telefones SKype: Todos dizem que precisam de USB. Claro – precisam usar o USB do seu PC, e ainda precisam de drivers para funcionar.

4. O mito do menor custo
Todos aqui sabemos que VoIP oferece muita economia. Mas isso não quer dizer que Skype é o serviço mais barato! Aliás, o Skype cobra em torno de R$0.10 por conexão, custo este que não é cobrado por outras operadoras que testei (Vono, por exemplo).

5. Chamadas gratuitas
Skype fala com Skype de graça. SIP fala com SIP de graça na maioria das operadoras (por exemplo: Vono para Vono é sempre gratuito). Além disso , o A580IP fala com outros A580IP de graça, não importa qual operadora SIP você use. As chamadas passam pela rede SIP do fabricante, chamado Gigaset.net.

6. Quantos números telefônicos o seu produto oferece?
Com telefones Skype, você tem 1 codec de áudio – 1 conta telefônica e 1 número telefônico.
Com o A580IP, você tem 5 codecs de áudio, 2 funcionando simultaneamente (2 ligações voip ao mesmo tempo) e 6 contas SIP. Em cada conta SIP, você pode ter N números telefônicos, ou seja – muitos e muitos números no aparelho – Bom para quem tem uma micro empresa e quer ter números locais em diversas cidades.

7. Chamadas simultâneas
Telefones Skype não suportam mais do que uma chamada. O A580IP suporta 2 chamadas (por exemplo, conferência externa com 2 pessoas) + 1 chamada pela rede fixa ao mesmo tempo. Com isso, pode-se facilmente fazer uma conferência entre 2 pessoas, tudo pelo display do terminal.

Continua »

Deixe seu Comentário