Como usar o computador sem o mouse

O teclado sempre esteve presente na vida dos usuários de computador.

Digitar comandos em telas pretas com um cursor verde (branco, laranja e etc) era comum e muita gente até hoje ainda acha isso muito prático.

O mouse revolucionou a forma com que as pessoas usavam computador e foi a porta de entrada para o surgimento de sistemas como o MacOS e o Windows.

A interatividade de interfaces com janelas trouxe a praticidade e a usabilidade à computação.

Hoje o mouse já não é forma mais moderna de interação com a máquina. As telas touch screen – sensíveis ao toque – vêm se popularizando, principalmente em dispositivos móveis. PCs com essa tecnologia ainda não são para todos, mas se depender dos fabricantes e dos desenvolvedores de aplicativos isso irá mudar nos próximos anos. O fato do Windows 7 estar preparado para trabalhar com telas multitoques é um indício.

Se você trabalha o dia inteiro em um notebook acaba comprando um mouse portátil pois usar o “touchpad” não é algo tão prático. Este fato corroborou com a manutenção de um antigo hábito: usar teclas atalho para realizar tarefas no computador.

Parece um recurso retrógrado pensando no mouse e principalmente nas telas sensíveis ao toque, mas quando o assunto é produtividade nada é mais rápido do que não precisar tirar a mão do teclado para nada.

Todos os programas e sistemas operacionais contam com teclas atalho. Alguns programas são totalmente manipuláveis por teclado, sendo inclusive mais fácil operá-los desta forma do que com o mouse.

Vamos aos atalhos:

Windows 7

Tecla do Windows + Seta para cima: Maximiza janela
Tecla do Windows + Seta para baixo: Minimiza a janela
Tecla do Windows + Seta para esquerda: Fixa janela à esquerda (recurso do Windows 7 que fixa a janela nos cantos da tela).
Tecla do Windows + Seta para direita: Fixa janela à direita
Tecla do Windows + SHIFT + Seta para esquerda: Tecla para quem tem mais de um monitor – Esta ação move janela para monitor da esquerda.
Tecla do Windows + SHIFT + Seta para direita: Tecla para quem tem mais de um monitor – Esta ação move janela para monitor da direita.
Tecla do Windows + Home: Minimiza ou restaura todas as janelas com exceção da janela em uso.
Tecla do Windows + Barra de espaço: Mostra a área de trabalho desktop (quando o Aero Peek está ativo)
Tecla do Windows + G: Exibe os gadgets, quando não estão em primeiro plano
Tecla do Windows +* (* = número de 1 a 5): Abre uma nova instância do programa correspondente ao número fixado na barra do iniciar. Tecla do Windows + 1 abre o primeiro programa e assim sucessivamente
Tecla do Windows + (sinal de mais) / Tecla do Windows + – (sinal de menos): Controle de Zoom
Tecla do Windows + TAB: alterna entre os programas abertos (Aero Flip)
ALT + P (no Windows Explorer à Mostra/Oculta o painel de pré-visualização dos arquivos.

Microsoft Office 2007

O Office 2007 tem uma série de atalhos. Para acessar os menus do programa usando o teclado, aperte a tecla ALT uma vez e repare nos menus: letras indicativas dos atalhos surgirão.

Visão dos atalhos do Word 2007. Muitas vezes não usar o mouse deixa o trabalho mais rápido

Visão dos atalhos do Word 2007. Muitas vezes não usar o mouse deixa o trabalho mais rápido

Ao acionar um comando como, por exemplo, ALT + P (para abrir a aba de Layout da página) automaticamente o WORD mostra os atalhos para as ferramentas presentes na aba, como pode ser visto na parte inferior da imagem acima. Um exemplo: ALT + P + M aciona a ferramenta de Margens do Word. Desta forma é possível controlar todas as funcionalidades do Word.

Durante a digitação uma palavra ficou com aquela tarja vermelha indicando erro de digitação? Não tem problema, basta clicar com o botão de menu de contexto do Windows que – além de outras coisas – as opções de correção serão mostradas e podem ser acessadas usando as setas do teclado. Escolhida a correção mais coerente, basta teclar ENTER. Se você não quer usar a tecla de contexto do Windows, pode teclar SHIFT+F10 que terá o mesmo efeito.
Alguns atalhos do Office 2007:
ALT + 1: Salvar
ALT + A: Botão Office
ALT + C: Menu Início
ALT + Y: Menu inserir
ALT + P: layout de página
ALT + U: Menu Fórmulas
ALT + S: Menu Dados
ALT + V: Menu Revisão
ALT + J: Menu Exibição
Use a tecla ALT e depois use as setas do teclado para navegar entre as abas à esquerda e à direita. Usando a seta para baixo é possível percorrer os itens internos da aba. Para abrir um item é preciso teclar ENTER, como, por exemplo, abrir as opções de margem.
Ah, claro que estas dicas valem para todos os aplicativos da família Office.

Deixe seu Comentário