Você sabe a velocidade de sua conexão? Faça o teste

Você anda desconfiando que a velocidade da sua conexão à internet não é exatamente aquela que foi prometida?

Pois bem… existem alguns velocímetros disponíveis na rede e vamos apresentar alguns deles.

Antes de fazer o teste, porém, façamos algumas considerações:

A Velocidade Contratual, aquela oferecida pelos serviços, equivale à “velocidade máxima” de um carro. Mas não quer dizer que o carro vai andar sempre naquela velocidade.

Uns 20% abaixo disso são considerados aceitáveis. E tentar acessar sites congestionados equivale a rodar num congestionamento de trânsito, com igual lentidão.

Isso posto, lembre que existem diversos tipos de serviço de conexão: dial-up (discada), ADSL (Velox, Speedy), cable-modem (Virtua), rádio (pessoal ou predial), celular CDMA/3G (VivoZap) e assim por diante. Mas podemos dividir estes serviços em dois grupos: banda individual ou banda compartilhada.

Os serviços que oferecem banda individual proporcionam, de um modo geral, uma velocidade final ao usuário maior que a velocidade final dos serviços de banda compartilhada, com a mesma velocidade contratual. O motivo é simples: nestes, tem mais gente “pendurada” na mesma conexão.

Assim o usuário de um serviço ADSL de 1Mbps terá uma velocidade efetiva maior que o usuário de um cable-modem, ou internet predial de 1Mbps.

O teste nos velocímetros apenas medem a velocidade obtida naquele momento; cada aferição, em horas diferentes do dia, mostrará resultados diferentes (e aceitáveis, dentro de certos limites). 

Lembrando que os velocímetros mais próximos mostrarão velocidades superiores aos velocímetros no exterior.

Teste a velocidade da sua conexão nos velocímetros: Speedtest.net | RJNet

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário