Como surgiu o casemod

Não existe um registro de como o casemod surgiu.

Na verdade, acredita-se que a necessidade de agregar recursos funcionais de alguns usuários motivou as primeiras modificações estruturais nos gabinetes de computador.

O objetivo inicial destas modificações era melhorar a refrigeração interna dos computadores através de abertura de passagens de ar, adaptação de ventiladores auxiliares na estrutura dos gabinetes e instalação de sistemas de refrigeração à agua (watercooler).

Não obstante, a busca por maior desempenho de placas e componentes (hardware) desses computadores, a partir da utilização de programas (softwares) mais exigentes (como jogos, modeladores 3D e CAD dentre outros), impulsionou a realização do overclocking, o que, por sua vez, foi tornando cada vez mais necessária a prática do casemod.

casemod-carro

Modificações estéticas também tornaram-se bastante comuns. Pinturas personalizadas, painéis de acrílico e luzes coloridas passaram a ser bastante utilizadas pelos aficionados, ou modders como são conhecidos.

Percebendo esta tendência, a indústria passou a produzir linhas de produtos específicos para casemod. Hoje em dia é possível encontrar no comércio especializado peças para computador em cores variadas, gabinetes com janelas transparentes e sistemas de refrigeração de alto-desempenho.

Mas os dois grandes diferenciadores na prática do casemod são, em primeiro lugar, a auto execução – onde o próprio usuário cria e executa o seu projeto, segundo as suas necessidades e senso estético – e a exclusividade – onde cada máquina torna-se assim, uma peça única e diferenciada.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: O que é ‘Casemod’ ou ‘Modding’? 29 de janeiro de 2010

Deixe seu Comentário