Como subir arquivos via FTP pelo Windows XP (sem instalar outro programa)

Independente de divulgar o trabalho de sua empresa ou publicar as fotos da última viagem, o Windows fornece uma interface gráfica que permite a você publicar em qualquer site que dê acesso via FTP.

Enquanto muita gente continua em busca de um bom programa de ftp (e existem vários), alguns usuários de Windows nem se dão ao trabalho e utilizam um recurso nativo do próprio sistema operacional.

Muitos nem imaginam como é fácil fazer upload e publicar arquivos na Web em qualquer provedor que suporte FTP, usando a interface de arrastar e soltar do Windows XP.

Usando o FTP no Windows
Para demonstrar os poderosos recursos de publicação FTP do Windows XP, criei alguns conteúdos simples para uma única página da Web: um arquivo em HTML e três imagens. Coloquei-os numa pasta, para que estejam prontos para serem transferidos para um site remoto. Para fazer tudo isso usando o FTP:

  1. Navegue para Meus Locais de Rede e a partir do menu Tarefas de Rede, clique em Adicionar um local de rede.
  2. No Assistente para Adicionar Local de Rede, clique em Avançar.
  3. Clique em Escolher outro local de rede, e então clique em Avançar.
  4. Digite o endereço de Internet fornecido pelo seu provedor.

    No exemplo acima estou usando o espaço da web fornecido pelo meu ISP (provedor), no ftp://ftp.teteraconsultoria.com.br. Verifique esta informação com o seu provedor para determinar se você precisa incluir todo o diretório do usuário no endereço de rede inserido aqui.

    Em muitos casos, os ISPs têm acesso à configuração para que apenas a entrada do nome do usuário e da senha forneça o acesso aos diretórios de usuários corretos, enquanto outros provedores podem exigir que você insira a URL totalmente qualificada com o formato ftp://ftp.algumlugar.com/<nome_usuário>.

  5. Em seguida, limpe a caixa de seleção Fazer logon anônimo e insira seu nome de usuário.
  6. Na próxima janela, forneça um nome para este local de rede e finalize o assistente. A janela Fazer logon como para este local de rede será aberta.
  7. Insira sua senha quando solicitado e, opcionalmente, clique na caixa Salvar a senha. Seu diretório remoto será exibido no Windows Explorer.
  8. Em seguida, use o Windows Explorer para abrir uma segunda janela e exibir a pasta local com o conteúdo que você deseja usar para fazer o upload. (Certifique-se de que tanto a pasta local quanto a pasta remota estão visíveis).
  9. Selecione todos os itens que você deseja transferir para a pasta local. Posicione as duas janelas para que elas se sobreponham, com a janela local por cima, como mostra a imagem acima. (Se preferir Use Shift + Clique para selecionar uma variedade de itens contínuos e Control + Click para escolher os itens de forma seletiva).
  10. Arraste os arquivos para a pasta remota FTP.

Obs.: Se preferir, você pode copia e colar em vez de arrastar.

O Windows exibe o progresso dos arquivos sendo transferidos. Quando o processo é concluído, a lista na janela remota exibe os arquivos que acabaram de sofrer o upload. É muito fácil, e apenas com alguns cliques com o mouse, sua página da web está pronta para ser visitada!

Quando você quiser atualizar a página ou adicionar um novo conteúdo, a pasta Meus Locais de Rede fornece automaticamente uma lista de atalhos práticos para locais remotos da web onde você fez o upload dos arquivos, além de oferecer acesso rápido e fácil para pastas ou computadores compartilhados num grupo de trabalho.

16 Comments

  1. Jeronimo Vilar 18 de Janeiro de 2011
  2. edson 23 de novembro de 2010
  3. Luana Murari 24 de Fevereiro de 2010
  4. Demétrio 5 de Fevereiro de 2010
  5. Ricardo M Jr 10 de outubro de 2009
  6. abimael 15 de setembro de 2009
  7. Luciano Angelini 30 de julho de 2009
  8. Eduardo Tetera 25 de julho de 2009
  9. Claudia 25 de julho de 2009
  10. Renato 5 de Abril de 2009
  11. Eduardo Tetera 5 de Abril de 2009
  12. Renato 5 de Abril de 2009
  13. Eduardo Tetera 5 de Abril de 2009
  14. Renato 5 de Abril de 2009
  15. Eduardo Tetera 20 de Março de 2009
  16. Helder 19 de Março de 2009
  17. Pingback: 12 dicas de acesso remoto - FTP doméstico 22 de agosto de 2008

Deixe seu Comentário