Como sincronizar arquivos e pastas em vários computadores automaticamente

O Problema – Imagine que você tenha vários computadores e todos estejam conectados à internet – o desktop de casa roda Windows e contem toda a sua coleção de músicas e fotos, o computador do trabalho guarda documentos importantes e, quando está viajando, você prefere levar seu Macbook.

Seu objetivo é sincronizar todos os dados (música, documentos, fotos, etc) espalhados pelos múltiplos computadores ou até acessar diretamente os arquivos do computador A no computador B. Por exemplo, se você salvar fotos novas no computador de casa, elas também poderiam ser visualizadas em seu Macbook enquanto você está no Metrô.

Da mesma forma, se você trabalha em todos esses computadores, os documentos na máquina do escritório poderiam estar acessíveis para edição através do computador de casa e, uma vez editados, poderia substituir automaticamente a versão do arquivo que está no desktop do escritório.

A Solução – Se seus arquivos estiverem espalhados por computadores e você detestar transferir os dados via CDs, FTP, anexo de email ou cabos USB, uma excelente solução é o FolderShare – um utilitário gratuito da Microsoft que possibilita sincronizar o conteúdo de diretórios em vários computadores pela internet.

Para começar, faça o download do FolderShare em cada um dos computadores que você deseja sincronizar e depois selecione as pastas que deverão estar atualizadas – um bom exemplo é a pasta “Meus Documentos”.

O FolderShare roda em segundo plano e sincroniza automaticamente os arquivos que estiverem nos computadores. Se uma das máquinas estiver offline, o arquivo será atualizado da próxima vez que você se conectar à web.

Além de sincronizar, o FolderShare também pode ser usado para baixar arquivos em diretórios compartilhados de computadores através do navegador (similar ao PurpleNova ou Dekoh).

Não há absolutamente nenhuma limitação desde que o tamanho máximo de cada arquivo não exceda 2 GB.

Outras Vantagens – O Windows Live FolderShare é uma alternativa perfeita para fazer backup online (similar aos serviços como Mozy ou IDrive) no momento que você conecta seus computadores à net, o conteúdo de uma máquina é automaticamente salvo no HD dos outros computadores que podem estar numa sala ao lado, em seu escritório do outro lado da cidade ou em qualquer outro lugar.

Apesar do FolderShare ser um produto da Microsoft, ele suporta o compartilhamento de arquivos em computadores Mac e Windows.

2 Comments

  1. Eduardo Tetera 11 de novembro de 2008
  2. PEF 10 de novembro de 2008
  3. Pingback: Roboform - Gerenciador seguro de logons e senhas 11 de outubro de 2008

Deixe seu Comentário