Como se livrar das ligações das operadoras

Você está ocupado e, quando menos espera, entra um SMS. Pior: o telefone toca. Você atende e, do outro lado da linha, vem a mensagem decorada de uma empresa… Quem nunca se irritou com a situação? O assunto é tão delicado e incômodo que, desde 2008, uma lei estadual de São Paulo permite que qualquer pessoa cadastre seus números móveis e fixos para se livrar desse tipo de ligação. O problema é que o sistema nem sempre funciona.

A Tatiana que o diga; poucas semanas atrás, uma operadora de TV por assinatura usou uma ligação de telemarketing robótica para oferecer seus pacotes. O problem é que, além de absurdamente insistente, a oferta não foi nada amigável.

Foram duas semanas de pânico na casa dela. Ninguém sabia mais o que fazer para retomar a rotina da residência. A solução foi desligar o telefone por um bom tempo. O mais grave: o número de telefone da Tatiana já estava cadastrado no serviço de bloqueio de telemarketing do Procon.

O serviço de bloqueio de ligações de telemarketing está disponível no site do Procon. Qualquer pessoa pode cadastrar seu número para tentar se livrar da invasão.

É lei! Depois de cadastrado, nenhuma empresa mais pode ligar para aquele número para oferecer qualquer serviço, fazer propaganda ou publicidade. O dever das empresas de telemarketing – que normalmente são terceirizados – é atualizar seu banco de dados e excluir os números cadastrados no serviço do Procon. Mas parece que tem muita empresa desrespeitando essa lei.

O próprio Procon fiscaliza essas empresas, mas explica que depende de denúncia dos consumidores para saber quem está errado. A empresa autuada está sujeita a multas que variam de quatro mil e setecentos reais a 60 milhões de reais!

Como se livrar das ligações das operadoras
Infelizmente reclamar é tudo que nós, consumidores, podemos fazer – e devemos fazer.

E você? Também se incomoda com esse tipo de ligação? Saiba que apesar de a lei ser estadual, de São Paulo, telemarketings do Brasil inteiro precisam respeitá-la. Se você quiser cadastrar seu telefone ou celular no serviço, separamos o link pra você junto ao texto que acompanha esta matéria na nossa página. Acesse olhardigital.com.br e fuja desse incômodo. E, se por acaso, tiver alguma história absurda parecida com a da Tatiana, compartilhe com a galera; talvez fazendo barulho as empresas que descumprem a lei nos ouçam.

Deixe seu Comentário