Como salvar a Wikipedia em arquivos PDF

Você sabia que pode salvar qualquer página da Wikipédia como um arquivo PDF, sem necessidade de extensões ou drivers de impressão?

Na verdade, você pode até reunir várias páginas da Wikipédia e convertê-las todas em um único documento PDF (tal como um ebook) com apenas alguns cliques.

Por exemplo, aqui está um livro (PDF) que foi criado a partir de um conjunto de páginas da Wikipédia usando apenas as ferramentas da Wikipédia, e nada mais.

Como você vai logo perceber, livros em formato PDF gerados pela Wikipedia são perfeitamente formatados para impressão e até mesmo incluem todas as referências e citações que são encontradas em artigos originais da Wikipédia.

Download de páginas da Wikipédia em formato PDF

Para criar um PDF de páginas da Wikipédia, siga estes três passos simples:

1. Entre na sua conta da Wikipédia e ative a interface beta.

2. Após ativar a nova versão, inicie a ferramenta do criador de livro dentro da Wikipédia.

3. Agora abra qualquer página da Wikipédia que gostaria de incluir em seu livro em PDF e clique no link “Adicionar esta página ao seu livro”. Repita este passo até que todas as páginas tenham sido adicionadas ao carrinho de impressão.

4. Depois de concluir a coleta de artigos da Wikipedia, clique em “Mostrar livro”, dê um título e pressione o botão de download para salvar o seu livro em formato PDF.

Com o criador de livros você pode criar um livro que contém as páginas wiki que escolher. Pode exportar o livro em formatos diferentes (por exemplo, PDF ou ODF) ou solicitar uma cópia impressa.

A Wikipedia vai armazenar sua coleção de livros em seu diretório de usuário. Se você não estiver satisfeito com o layout do seu livro ou gostaria de acrescentar mais algumas informações, basta editar o modelo e salvar o PDF.

Páginas da Wikipedia transformadas em livro PDF

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Criando livros na Wikipedia 19 de abril de 2010
  2. Pingback: Como salvar a Wikipedia em arquivos PDF 19 de abril de 2010

Deixe seu Comentário