Como remover a senha de seus arquivos PDF com o Google Chrome

Você costuma receber arquivos PDF protegidos por senha?

Geralmente esses arquivos contém dados pessoais, informações confidenciais ou financeiras/bancárias.

Alguns usuários que recebem esses arquivos pelo Gmail e salvam no Google Drive mas, como eles são protegidos por senha, o texto não é encontrado nas buscas do Drive.

E ainda mais, como cada arquivo PDF tem uma senha diferente, fica impossível lembrar das senhas e fazer uma busca pelo conteúdo dos arquivos.

Removendo a senha de um arquivo PDF

Sabia que o Google Drive já é protegido com 2 camadas de segurança? – Senha e Autenticação em 2 Etapas – Por isto, você pode remover tranquilamente a senha de arquivos PDF antes de fazer o upload para o Google Drive.

Existem alguns programas para remover senhas de arquivos PDF. Um gratuito que funciona tanto em Macs quanto em Windows já vem instalado em seu computador. É o Google Chrome.

O Google Chrome já vem com um Leitor de PDF* embutido, bem como uma ferramenta para salvar PDFs, e você pode combinar os dois recursos para remover a senha de qualquer documento PDF. Veja como:

  1. Arraste um PDF protegido com senha para o navegador Google Chrome.
  2. O Google Chrome vai te pedir a senha do arquivo. Digite a senha e tecle enter para abrir o arquivo.
  3. Agora vá até o menu Arquivo no Google Chrome e escolha a opção Imprimir (você pode pressionar Ctrl+P no Windows ou Cmd+P no Mac). Escolha a impressora e “Salve como PDF”.

O Google Chrome vai salvar o PDF em seu desktop mas sem a senha de proteção. Se você abrir novamente o arquivo PDF no Chrome, ele não vai mais pedir a senha.

Alternativamente, se você tiver habilitado a função do Google Cloud Print, pode escolher “Salvar no Google Drive” no diálogo de impressão e o PDF sem senha vai direto para o seu Google Drive.

[*] Abra a página especial chrome://plugins e habilite a opção “Chrome PDF Viewer” para permitir ao Chrome exibir arquivos PDF nativamente.

Remova senhas de arquivos PDF sem o Chrome

Se você não utiliza o Google Chrome, faça download desta ferramenta gratuita para Windows, chamada BeCyPDFMetaEdit, para remover senhas de arquivos PDF.

Inicie o program e localize o arquivo PDF. Antes de selecionar e abrir o PDF, altere o modo para “Complete Rewrite”, depois vá até a guia “Security” e configure o “Security System” para “No encryption.” Clique então no botão “Save” e seu PDF não vai mais pedir senha para abrir.

7 Comments

  1. João Batista 11 de fevereiro de 2018
  2. Rodrigo 6 de junho de 2016
  3. Rogerio Costa 13 de março de 2015
    • Eduardo Martins Menezes 13 de março de 2015

Deixe seu Comentário