Como navegar anônimo na Web

A Internet tem um jeito de tranquilizá-lo dentro de um falso senso de anonimato.

Afinal, como alguém podem saber sua verdadeira identidade no mundo virtual?

A verdade é que simplesmente conectando-se à Internet você compartilha informação sobre seu computador, sua localização geográfica e até sobre os Web sites que você visita.

O objetivo de surfar na Web anonimamente é driblar tecnologias que rastreiam sua atividade online e que podem potencialmente expor suas informações pessoais a outros.

Ao surfar anonimamente, ninguém sabe quem você é, de onde você está se conectando ou que sites você está visitando.

Quando as pessoas pensam em surfar na Web anonimamente, elas automaticamente associam isso a casos extraconjugais, hacking malicioso, download ilegal e outros comportamentos sórdidos. Este não é necessariamente o caso. Na verdade, há muitas razões legítimas pelas quais alguém desejaria permanecer anônimo online:

  • Seu empregador ou escola tem políticas restritivas de navegação na Web e filtra seu acesso à Internet.
  • Você é um defensor convicto da liberdade de expressão e não quer que o governo ou qualquer outra pessoa censure suas atividades.
  • Você acredita que a Internet é um fórum de debates perfeito no qual você pode expressar suas opiniões livremente sem medo de ser assediado ou rastreado por pessoas que não concordam com elas.
  • Você tem o direito de surfar na Web, visitando os sites que bem entende, sem que ninguém de fora rastreie seus passos sem o seu conhecimento ou autorização prévia.
  • Você mora no Exterior e quer acessar conteúdo de vídeo que só está disponível para aqueles que moram na sua terra natal.
  • Você não gosta da idéia de que mecanismos de busca estejam coletando informações sobre suas buscas.
  • Você não quer que anunciantes online saibam onde você vive ou que produtos você compra.
  • Você quer participar anonimamente de fóruns da Internet, talvez para falar a outras pessoas sobre uma condição médica pessoal ou para discutir sobre uma doença.

Como você verá na próxima seção, surfar na Web anonimamente não é tão fácil quanto apagar o histórico do seu navegador. Aprenda mais sobre redes de computadores e endereços de IP e como eles podem expor sua identidade.

Nesta série de artigos

O que são endereços IP e cookies?
Servidores proxy anônimos
Configurações de privacidade do seu navegador

Deixe seu Comentário