Como iniciar o PC mais rápido?

Computadores costumam ter vida própria.

Um dia funcionam perfeitamente, e, sem aviso prévio, podem nos deixar na mão no dia seguinte.

E esse problema é mais notável quando a função é iniciar o computador.

Se o seu PC for novo, provavelmente seu problema são os muitos programas que são executados ao mesmo tempo em que inicia sua máquina.

Um PC novo iniciar lentamente pode ser porque o fabricante pré-instalou muitos programas que carregam junto com o boot do PC.

A regra também vale para computadores usados e que costumavam ser velozes. Neste caso o problema pode ter sido o próprio usuário, ao instalar muitos programas, sem perceber que eles estavam sendo iniciados junto com o sistema.

Mas isso não significa que você precisará remover esses programas; você só precisa desligar o autocarregamento deles. Por exemplo, se você utiliza o Photoshop quase toda semana, não há necessidade de ter o ícone do programa na bandeja do sistema (na barra de tarefas, onde se localiza o relógio).

Mas antes de continuar, crie um ponto de restauração do sistema. Se você utiliza o Windows XP, vá até o menu Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e Restauração do Sistema. Selecione Criar um Ponto de Restauração, clique em Avançar e siga as instruções. Se utiliza o Vista, clique em Iniciar, digite sysdm.cpl e pressione Enter.

Clique na aba Proteção do Sistema e então clique no botão Criar.

Para visualizar todos os programas que estão autocarregando com seu sistema, selecione Iniciar, Executar e digite msconfig e pressione Enter (no Vista não é preciso clicar em Executar, basta digitar o comando).Clique na aba Inicialização (Startup). Então você pode desmarcar todos os programas listados e evitar que sejam executados durante a inicialização.

Mas qual você deve desmarcar? Não escolha seu antivírus, firewall ou programa de segurança; você precisa deles funcionando o tempo todo. Fora esses, você pode escolher qual quiser, baseando-se na sua experiência como usuário do computador.

Porém, algumas vezes um programa que você desmarcou, aparece novamente na lista depois de um tempo. Isso acontece porque o programa que o colocou lá da primeira vez, percebe que a função autocarregamento não está ativada e “corrige” o problema.

Neste caso, verifique o menu Opções ou Preferências do programa e procure por algo como “Iniciar quando o Windows carregar” ou “Colocar na bandeja do sistema”. Se houver alguma dessas opções, desmarque-a.

Fora esses problemas, o que mais poderia deixar a inicialização lenta seria um Registro carregado ou corrompido. Mas limpar o Registro é algo muito perigoso e delicado, e só recomendamos isso para quem tem algum conhecimento e quando a situação não tem mais jeito.

Deixe seu Comentário