Como imprimir a partir de um tablet ou smartphone Android

Tecnologia Cloud Print, da Google, permite enviar documentos para qualquer impressora conectada a um PC online, ou direto para o Google Drive.

Não é comum associar impressão com smartphones ou tablets, em parte porque uma vez que você tem em mãos um aparelho portátil, precisa menos do papel.

Mas ocasionalmente imprimir alguma coisa pode ser útil ou necessário.

Você pode imprimir diretamente de seu smartphone Android em um dos vários modelos de impressoras com Wi-Fi ou Bluetooth disponíveis no mercado.

Vamos lhe mostrar como fazer isso com a impressora que você já tem.

Mas há um porém: é necessário ter um PC ligado e conectado à impressora que você quiser usar.

Todo o processo é baseado no sistema Cloud Print da Google, que é gratuito.

Além do PC conectado à impressora você precisará ter o Chrome nesse PC e uma conta do Google associada ao navegador, a mesma que você já usa para o GMail ou Google Docs.

É necessário estar “logado” nessa conta tanto no smartphone quanto no PC.

O primeiro passo é ativar o Cloud Print no PC onde a impressora está instalada e adicioná-la ao serviço.

A Google tem instruções curtas, em português, que explicam o processo.

Para preparar seu smartphone ou tablet, você precisa instalar um cliente do Google Cloud Print, e a própria Google indica vários.

Depois que instalar e configurar o app (siga as instruções passo-a-passo na tela) ele aparecerá no menu de compartilhamento de documentos e imagens em outros apps.

Para imprimir um arquivo basta abrí-lo, selecionar compartilhar, escolher o Cloud Print na lista e clicar no botão que diz Imprimir!.

android_imprimir_menu

Se o computador estiver ligado, o documento será impresso automaticamente.

Se não, ele será impresso na próxima vez em que o micro for ligado.

Note que além do papel o Cloud Print também pode “imprimir” o documento em um arquivo no Google Drive: é uma ótima forma de armazenar cópias de recibos, reservas de viagem e confirmações de hotel sem gerar uma pilha de papel.

Deixe seu Comentário