Como funcionam os óculos 3D

Neste artigo » 1. Introdução | 2. Visão binocular | 3. Assistindo em 3D

Assistindo em 3D

Em um cinema, a razão pela qual você usa óculos tridimensionais é para exibir imagens diferentes para seus olhos, exatamente como um visor View-Master faz.

A tela, na verdade, exibe duas imagens.

Os óculos fazem com que uma das imagens alcance cada um dos olhos e a outra, o outro olho. Há dois sistemas para se fazer isso, que serão especificados abaixo.

Vermelho/Verde ou Vermelho/Azul
Embora o sistema vermelho/verde ou vermelho/azul seja utilizado principalmente nos efeitos tridimensionais na televisão, ele era usado em diversos filmes 3D antigos. Nesse sistema, duas imagens são exibidas na tela, uma em vermelho e outra em azul ou verde. Os filtros nas lentes permitem que apenas uma imagem atinja cada um dos olhos e o seu cérebro faz o resto.

Você realmente não pode ter um filme a cores quando usa a cor para fazer a separação; portanto, a qualidade da imagem não é tão boa como no sistema polarizado.

Óculos 3D - Lentes vermelho e azul

As lentes azul e vermelha filtram as duas imagens projetadas, permitindo que apenas uma delas alcance cada olho

Polarização

Na Disney World (em inglês), na Universal Studios (em inglês) e em outros estúdios 3D, o método preferido é o de lentes polarizadas, porque permitem a visualização de cores. Dois projetores sincronizados colocam duas visões respectivas na tela, cada uma com uma diferente polarização. Os óculos permitem que apenas uma das imagens entre em cada olho, porque elas contêm lentes com diferentes polarizações.

Óculos 3D - Polarização

Os óculos polarizados permitem que apenas uma das imagens entre em cada olho, porque cada lente tem uma polarização diferente

Existem também alguns sistemas mais complicados. No entanto, devido ao alto custo são pouco utilizados. Como exemplo, em um dos sistemas, uma tela de TV exibe as duas imagens, alternando uma após a outra. Óculos especiais de LCD bloqueiam a visão de um olho e depois do outro, em rápidas sucessões. Este sistema permite assistir a televisões coloridas normais, mas exigem a compra de equipamentos especiais.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Como funciona a TV 3D ? 3 de novembro de 2010

Deixe seu Comentário