Como funciona um vírus?

De que forma o computador é infectado?

De várias maneiras.

Pode acontecer ao abrir arquivos anexados aos
e-mails, arquivos armazenados em outros computadores, instalar programas de procedência duvidosa ou ter alguma mídia removível (infectada) inserida no computador (Ex. disquetes, pen drives, CDs, DVDs, etc), entre outras.

Como o vírus é transmitido por e-mail?

O vírus costuma vir anexado a um arquivo, que precisa ser executado para infectar o computador. Por isso, o conteúdo da mensagem procura induzir o leitor a clicar sobre ele. Quando este tipo de vírus entra em ação, ele infecta arquivos e programas, e envia cópias de si mesmo para os endereços de e-mail cadastrados no computador do usuário.

A presença do vírus é sempre percebida?

Não. Existem vírus que infectam os arquivos do disco e executam atividades sem o conhecimento do usuário. E outros que permanecem inativos, entrando em atividade em datas programadas.

O que fazer para se defender do Vírus?

A melhor maneira de descobrir se o seu computador está infectado é usar um programa antivírus. Você pode comprá-lo em lojas especializadas ou instalar um modelo gratuito pela internet. Observe o grau de aprovação dos usuários e os comentários na hora de fazer a sua escolha. Uma vez tomada a decisão, selecione a opção “clique para baixar”, salve no seu desktop (área de trabalho) e, por fim, clique e execute o programa. Isto feito, o programa irá guiar os seus próximos passos.

Importante: fique atento para não clicar para baixar outro programa nesta mesma tela. Algumas empresas procuram confundir o usuário e oferecem links para instalação de outros produtos, como msn etc. Antes de clicar, verifique se aparece o nome do antivírus escolhido.

Depois de instalado, o antivírus funciona para sempre?

Não. O antivírus vai pedir atualizações constantemente, a fim de detectar os vírus mais recentes. É importante atualizar o programa pelo menos uma vez por semana e autorizá-lo a realizar buscas periódicas em seu computador. Além disso, o antivírus pode ser configurado de modo a impedir a execução automática de arquivos anexados às mensagens e filtrar todos os arquivos recebidos por e-mail, mesmo que venham de pessoas conhecidas.

Que outras medidas podem ser tomadas?

Para proteger seus dados e informações, grave tudo o que for importante em um CD, DVD ou pen drive e guarde em local protegido da umidade e do calor. Assim, se o seu computador for danificado, você terá um “back up”, ou seja, uma cópia de segurança das informações.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Como proteger seu computador contra vírus 15 de julho de 2010

Deixe seu Comentário