Como criar eBooks com o Google Docs

O Adobe PDF é o formato de documento mais conhecido na web, e mais utilizado quando o assunto é impressão ou visualização sem perda de qualidade.

Mas existe uma razão para os amantes de eBook preferir o formato ePub.

Documentos em PDF possuem um layout meio estático, com quebras de página fixas, e isto pode tornar a experiência de leitura meio desagradável.

Trocando em miúdos: um eBook em PDF é “engessado”.

ePub se adapta. PDF não.

A diagramação de um documento no formato ePub possibilita uma sensação mais “responsiva”, já que ele se ajusta automaticamente a tamanhos de tela diferentes.

Você pode ler um livro em ePub direto no computador ou acessando pelo Google Livros em seu Android. A experiência será sempre a mesma: muito confortável.

Para quem não sabe, arquivos ePub são basicamente documentos HTML5, por isto o tamanho do texto e as fontes podem ser ajustadas facilmente, aumentando bastante a qualidade de leitura e navegação.

Como criar seus livros ePub

Existem alguns bons programas para criar livros ePub no computador, como o Adobe Stanza e o Calibre, mas você pode utilizar uma ferramenta ainda mais simples, através do próprio navegador: o Google Docs.

Basta criar um documento no Google Docs, ou fazer upload de um arquivo do Microsoft Word para o Google Drive; depois vá até o menu Arquivo e escolha “Fazer download como publicação EPUB”.

Ao baixar o arquivo ePub você pode copiar para o celular ou tablet ou, melhor ainda, fazer upload para o seu Google Livros e acessar em qualquer lugar ou ler no navegador mesmo.

Deixe seu Comentário