Como criar e-books na Wikipedia

Com milhares de colaboradores, diversidade de verbetes e atualização constante, a Wikipédia suplantou as enciclopédias de papel como fonte de consulta.

Mas quem ainda sente falta do formato de livro, a Wikipedia oferece um recurso bem interessante: a possibilidade de criar e-books de artigos.

A opção é útil tanto para quem deseja guardar informações sobre celebridades, filmes, seriados e outros assuntos favoritos quanto para aqueles que desejam fazer a leitura sem o uso da internet, pelo smarphone ou tablet.

Habilite o recurso

Para começar a montar o e-book, é preciso ativar o recurso para criação de livros no serviço. Clique em Imprimir/ Exportar no painel esquerdo da enciclopédia e selecione a opção Criar Um Livro.

Na página exibida, clique no botão Iniciar o Criador de Livros.

Depois, ao acessar qualquer página da enciclopédia, o Criador de livros ficará disponível sempre na parte superior dos artigos, mostrando ainda a quantidade de páginas que já foram salvas.

Gostou de um conteúdo? Clique no link Adicionar Esta Página Ao Seu Livro.

Adicione novas páginas

Se, durante a leitura de um verbete, você quiser adicionar as páginas relacionadas ao livro, posicione o mouse sobre os links e clique em Adicionar ao Livro a Página Wiki Ligada.

Outra forma de obter resultados relacionados à página é clicar em Sugerir Páginas na parte superior do verbete. Nessa seção, o serviço exibe os assuntos que podem estar ligados ao artigo salvo.

Clique sobre o título de cada um deles para consultá-los e, se quiser salvá-los em seu livro, clique no botão verde (+).

Crie o livro

Quando terminar a inclusão de conteúdo, clique no link Mostrar Livro para gerenciar tudo o que foi salvo no e-book. Nesta seção é preciso fornecer título e subtítulo do livro.

É possível ordenar as páginas clicando e arrastando-as para a posição desejada ou organizá-las em ordem alfabética, clicando no ícone correspondente.

Se quiser apagar algum artigo, selecione o ícone da lixeira ao lado do item a ser removido. Também há como organizar os itens do e-book por capítulos. Basta clicar em Criar Capítulo, dar um nome para ele e arrastar os assuntos desejados para baixo dele.

Formato

Antes de baixar o livro, escolha o formato. Há quatro opções: e-book (PDF), OpenDocument, Kiwix (OpenZIM) e ePUB.

Selecione Descarregar para que o sistema comece a gerar o arquivo. Caso demore para renderizar, atualize a página manualmente. Concluído o processo, surge a mensagem O ficheiro Foi Gerado.

Transfira o Ficheiro Para o Seu Computador. Ao clicar para baixar o livro, o próprio navegador pode reconhecer o documento e abri-lo em uma aba. É o caso do PDF.

Para salvar o arquivo diretamente no computador, clique com o botão direito no link e depois em Salvar Link Como.

Google Wikipedia

Deixe seu Comentário