Como apagar o conteúdo de uma pasta sem precisar abri-la

Você já leu, aqui no Infoescravo, dicas de como organizar suas pastas e arquivos de modo a deixá-los separados do sistema operacional e dos aplicativos instalados.

Você também deve saber que, para apagar todo o conteúdo de uma determinada pasta, basta clicar sobre ela para abrir, pressionar Ctrl+A para selecionar todos os arquivos e então apertar o botão delete.

Mas para quem é fã dos menus acessíveis a partir do botão direito do mouse, saiba que existe uma maneira simples de apagar o conteúdo de uma pasta sem precisar abri-la e e selecionar o que está dentro dela.

Mas para fazer isso é necessário realizar uma alteração no registro do Windows. E como sempre ressaltamos,

antes de executar qualquer procedimento que faça alterações no Registro do Windows lembre-se de fazer um backup de segurança do registro do sistema, criar um ponto de restauração e fazer backup dos seus dados.

Para começar, digite regedit na caixa de pesquisa da função Executar e dê Enter. Isso abrirá a janela do editor do Registro. Então vá até a opção HKEY_CLASSES_ROOTDirectoryshell.

Deletar conteúdo da pasta sem abrirClique com o botão direito do mouse na palavra Shell, selecione Novo, Chave e nomeie como Deletar Conteúdo da Pasta.

Então clique com o botão direito na nova função, selecione Novo, Chave e nomeie como Comando.

No painel da direita, clique no valor Padrão e então copie e cole o texto abaixo:

cmd /c “cd /d %1 && del /s /q *.*

Dê OK e feche a janela do Registro.

Após configurar e alterar o Registro faça um teste com uma pasta qualquer, clicando com o botão direito do mouse sobre ela e selecionando a nova função, como mostra a imagem.

Uma Resposta

  1. Hugo 15 de setembro de 2010

Deixe seu Comentário