Como abrir uma empresa passo-a-passo

O maior desafio de novos empreendedores é vencer a burocracia da abertura de um negócio próprio.

Para ajudar neste sentido a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios tem mais uma ferramenta para os empresários que ainda se encontram nessa fase e precisam de uma explicação simples e didática sobre os procedimentos necessários para montar sua primeira empresa.

As dicas estão no vídeo Passo a Passo para abrir uma empresa, uma animação criada pela equipe da PEGN que esclarece dúividas comuns e serve de guia para quem não ainda não sabe qual a documentação exigida e onde levá-la para formalizar o seu negócio.

Primeiro passo

De forma bem simples, o vídeo mostra todos os passos que devem ser percorridos até a abertura da empresa, além de abordar também outras questões que devem ser levadas em conta na hora de empreender, como a avaliação do perfil empreendedor e a necessidade de inovação e oferta de um produto diferenciado.

Em pouco menos de cinco minutos, você fica sabendo o que fazer e quem procurar.

O primeiro passo, por exemplo, é a elaboração do contrato social da empresa, que deve conter o objetivo, ramo de atuação, apectos societários e formação do capital social.

Registro do nome da empresa, formulários exigidos e taxas são outros temas esclarecidos pela animação.

Para tirar outras dúvidas e se informar sobre quais são os prazos e taxas em seu estado, visite a Junta Comercial do estado onde a empresa será aberta. Para encontrar a Junta Comercial nos estados do Brasil, visite a página do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Uma Resposta

  1. ALESSANDRA VIEIRA 19 de janeiro de 2011

Deixe seu Comentário