Chrome OS fará netbooks mais velozes?

O Google revelou na última semana os principais detalhes de seu projeto de sistema operacional – o Chrome OS.

Baseado no navegador de mesmo nome, o Chrome OS foi criado tendo os netbooks como foco principal e assumindo que o usuário está sempre online.

Por enquanto ele só pode ser baixado por desenvolvedores, apesar de existirem versões compiladas nos principais indexadores de torrents.

Mas o Chrome ainda não é um sistema pronto para uso, com carência de drivers de componentes e funcionamento restrito a discos de estado sólido (SSD).

O gerente de produto do Google, Caesar Sengupta, disse que “não é um objetivo nosso oferecer suporte a todos os tipos de drivers, apenas aos mais comuns” e que a única forma de garantir um computador compatível com o Chrome será “comprar um netbook que já venha com o sistema instalado”.

Os drivers são uma necessidade que deve ser preenchida pela comunidade que já desenvolve em cima do código-fonte liberado. Ainda de acordo com Sengupta, o Chrome OS “divide uma série de componentes-base com o Android (sistema operacional Google para celulares), mas não há planos para fazê-los compatíveis”.

Totalmente integrado à nuvem, inclusive nos aplicativos, o Chrome OS deve preencher um nicho diferente de sistemas mais robustos – como o próprio Windows. Sua velocidade e código-aberto podem ser os responsáveis pelo sucesso do sistema, mas isso só saberemos no lançamento oficial em 2010.

Deixe seu Comentário