Avenida Brasil tem acesso gratuito à Internet

A partir de agora, quem trafegar pelos 58 quilômetros da Avenida Brasil, morar ou trabalhar no entorno, até uma distância de 300 metros de ambos os lados, poderá captar sinais da Internet sem pagar um tostão e usufruir de todos os benefícios que a rede de computadores mundial proporciona.

É um presente de Natal antecipado que o Governo do Estado do Rio de Janeiro está concedendo a essas pessoas através do Programa Rio Estado Digital.

Segundo cálculos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que investiu, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), R$ 4,5 milhões no projeto, mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas diretamente pelo sistema que, coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atingirá 28 bairros e a Vila Keneddy.

O sinal será captado por laptops que tenham placa de rede sem fio e por celulares com condições de captar o sinal wi-fi. Há 163 antenas instaladas em pontos estratégicos da avenida, desde o marco zero, próximo à Rodoviária Novo Rio, a Santa Cruz, na Zona Oeste carioca.

A novidade deste sistema é a mobilidade, pois uma pessoa pode percorrer toda a avenida conectada à Internet. Para os desktops é necessário que estejam equipados com uma placa de rede sem fio para se conectar à Internet.

Deixe seu Comentário