Acesso remoto VPN e Túnel de comunicação de dados

Nesta série

Segurança de uma rede VPN: IPSec
Segurança de uma rede VPN: servidores AAA
Tecnologias das redes VPN
Concentradores de redes VPN
Roteador VPN otimizado
VPN – Túnel de comunicação
VPN – Túnel de comunicação ponto a ponto
Acesso remoto VPN e Túnel de comunicação de dados

Em uma rede VPN de acesso remoto, a transmissão de dados pelo túnel acontece através do uso de protocolo PPP.

Parte da camada TCP/IP, o PPP é o transportador para outros protocolos IP quando se comunicam pela rede entre o host e o sistema remoto.

A transmissão de dados pelo túnel em rede VPN de acesso remoto se baseia no protocolo PPP.

Cada um dos protocolos listados abaixo foi construído usando a estrutura básica do protocolo PPP e é usado pelas redes VPNs de acesso remoto.

  • L2F (Layer 2 Forwarding) – desenvolvida pela Cisco, o L2F usa qualquer esquema de autenticação suportado pelo protocolo PPP.
  • PPTP (Point-to-Point Tunneling Protocol) – o PPTP foi criado pelo Forum PPTP, um consórcio de empresas que inclui a US Robotics, Microsoft, 3COM, Ascend e a ECI Telematics. O PPTP aceita criptografia de 40-bits de 128-bits e usa qualquer esquema de autenticação aceito pelo protocolo PPP.
  • L2TP (Layer 2 Tunneling Protocol) – L2TP é o produto da parceria entre os membros do fórum PPTP, Cisco e o IETF (Internet Engineering Task Force). Combinando características tanto do PPTP quanto do L2F, o L2TP também aceita amplamente o IPSec.

O L2TP pode ser usado como protocolo de transmissão de dados pelo túnel para VPNs ponto a ponto e para VPNs de acesso remoto. De fato, o protocolo L2TP pode criar um túnel entre:

  • cliente e roteador
  • NAS e roteador
  • roteador e roteador

Pense em um túnel de envio de dados como tendo um computador entregue a você pela UPS. O vendedor empacota o computador (protocolo de passageiro) em uma caixa (protocolo de encapsulamento), que é então colocada em um caminhão da UPS (protocolo de portadora) no depósito do vendedor (interface de entrada do túnel). O caminhão (protocolo de portadora) viaja pela auto-estrada (Internet) para sua casa (interface de saída do túnel) e entrega o computador. Você abre a caixa (protocolo de encapsulamento) e remove o computador (protocolo de passageiro).

Envio de dados por túneis é simplesmente isso!

Como você viu, redes VPNs são uma boa maneira de as empresas manterem seus funcionários e parceiros conectados, não importando onde eles estejam.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: VPN – Túnel de comunicação ponto a ponto 13 de novembro de 2010
  2. Pingback: Segurança de uma rede VPN: criptografia 13 de novembro de 2010
  3. Pingback: Segurança de uma rede VPN: Firewalls 13 de novembro de 2010

Deixe seu Comentário