Acesso remoto de arquivos pelo navegador

Serviços online de backup, dos quais falamos nesta série de artigos, copiam os arquivos para seus servidores próprios antes que você possa acessá-los de qualquer lugar.

Serviços de compartilhamento de tela são geralmente lentos e não funcionam na maioria dos dispositivos móveis.

Agora vamos explorar um outro tipo de serviços que permitem fazer download dos arquivos direto do seu computador.

O Copernic, assim como o Google Desktop, é um programa de indexação e busca no desktop que você pode usar para encontrar emails, documentos e outros arquivos em seu computador com Windows. Ambos oferecem um recurso pago chamado myCopernic on the Go que permite fazer buscas remotamente por conteúdo guardado em seu computador. Você pode previsualizar os resultados da busca e fazer o download em seu celular, smartphone ou pc remoto.

Com o Opera Unite, você consegue facilmente transformar seu computador em um servidor web e obtem acesso instantâneo a seus arquivos e pastas no computador, bastando para isto apenas um navegador (inclusive no celular). O Opera Unite é um web server padrão, por isto você consegue baixar os arquivos direto de seu computador – eles não ficam hospedados em nenhum outro local.

Outra opção seria o GBridge, um utilitário que permite configurar uma Rede Privada Virtual usando sua Conta do Google. As empresas utilizam estas redes VPN para que seus funcionários acessem dados corporativos através de uma rede pública (Internet), e com o GBridge, até usuários domésticos podem construir suas VPNs para acessar arquivos remotos com mais segurança.

O Windows Live Sync é outra grande ferramenta para acesso remoto pela Internet. Basta instalar o cliente Live Sync no computador e você já poderá acessar o HD inteiro do computador; tudo pelo site do Windows Live Sync.

O Live Sync está disponível para Mac e Windows. A nova versão do Live Sync é ainda melhor e possui armazenagem online integrada (Live Mesh), assim você consegue acessar seus arquivos importantes mesmo se o computador remoto estiver offline.

Por fim, vale a pena dar uma olhada no HomePipe – um serviço extremamente fácil e gratuito que possibilita acessar seus arquivos de qualquer computador ou celular. basta instalar o Agente HomePipe e todos os arquivos no computador se tornam disponíveis instantaneamente pela web. A empresa também tem apps para iPhone e celulares com Android.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Acesse seus arquivos em qualquer lugar 7 de junho de 2010
  2. Pingback: Acesso remoto de arquivos pelo navegador 7 de junho de 2010

Deixe seu Comentário