9 Dicas ao fazer Compras Online

1. E-mail
Os melhores bancos e empresas de e-commerce NÃO enviam emails mensagens para seus clientes solicitando dados ou informações sensíveis.

Desconfie sempre que ver esse tipo de mensagem.

2. Proteja seu computador
Mantenha seu computador sempre atualizado, se não souber como, peça ajuda.

Vulnerabilidades em software colaboram com os crackers.

Instale um antí-virus, firewall pessoal, anti-spyware e anti-spam. É básico, mas a preguiça consegue ser ainda mais forte em muitos casos, de desleixados que pagam um preço alto.

3. Reputação
Visite o Buscape e o Bondfaro para conhecer sites que são ou não confiáveis. Ambos possuem um processo de filiação rígido, selos de empresa reconhecida, assim como opiniões e avaliação dos consumidores.

4. Comunicação Segura
Verifique se o site oferece comunicação segura entre seu PC e o servidor. O nome técnico deste protocolo é SSL ou TLS (Secure Socket Layer/Transport Layer Security).

Sua presença é detectada em seu navegador pelas presenças da url no formato https:// , no lugar de http://.

Leitor do PdH não paga de juvenil não!

Procure também pela figura de um cadeado em algum lugar da interface gráfica de seu navegador. O Firefox complementa estes indicadores de segurança trocando a cor de fundo da barra de endereços (URL) para amarelo.

5. Cartão de crédito não confirma idade
Nunca forneça o número de seu cartão como prova de sua idade. Cartões nao verificam a idade, trata-se apenas de uma maneira simples de enganar usuários retardados desavisados.

6. Use seu próprio computador
Compras on-line não devem ser feitas em qualquer computador, prefira o computador de sua casa ou trabalho. A probabilidade da estação de trabalho de sua empresa estar atualizada e livre de software malicioso é maior do que de um computador de uma “Lan House” ou estabelecimento similar.

7. Usar ou não cartão?
Usar o cartao de credito em compras on-line é tão seguro quanto usá-lo em um restaurante. Tanto compras no mundo real quanto on-line sofrem de fraude durante a compra ou de problemas no armazenamento de seus dados confidenciais. Relaxa.

8. Dê Logout, gênio
Efetue “logout” do site de compras, sempre. Aprenda como limpar “cookies” e outras informações confidenciais em seu browser.

9. Nao apague os registros de sua compra

Especialmente mensagens com confirmação de compra e entrega.

Deixe seu Comentário