6 passos para abrir uma franquia

Franquias continuam sendo uma das escolhas mais seguras para quem é marinheiro de primeira viagem no mundo do empreendedorismo.

Mas para que você faça a escolha certa, muitas dicas estão disponíveis aqui no Empreendedores e no portal da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Uma recomendação muito importante, por exemplo, é não se iludir achando que só porque as franquias são marcas consolidadas são também certeza de lucro fácil.

Nada mais longe da realidade. Nada é fácil no empreendedorismo, e tudo requer sabedoria, muito trabalho e conhecimento.

Desta vez, selecionamos este guia da ABF com 6 passos a dar antes de concretizar o sonho de ter sua própria franquia.  Confira a seguir.

Passo 1: É fundamental conhecer bem o sistema e como ele funciona antes de entrar de cabeça em uma franquia.  Entre os principais sites sobre o assunto estão os do Sebrae e o da ABF. Lá você encontra dicas, informações, cursos on-line e cartilhas que ensinam como se tornar um franqueado, além da possibilidade de conversar com um consultor sobre suas dúvidas específicas.

Passo 2: Definição do negócio. Além da escolha do seu setor de interesse (alimentação, vestuário, cosméticos, educação, etc), é importante avaliar como a empresa funciona e se a sua filosofia combina com a forma que você costuma trabalhar. Leve em consideração as questões burocráticas e financeiras.

Passo 3: Procure o departamento de franquias da empresa de seu interesse. Na maior parte das marcas, essas informações estão nos sites das empresas. Avalie pelo menos as vantagens e, principalmente, as desvantagens de três marcas diferentes.

Passo 4: Uma vez escolhida a franquia, a próxima etapa é passar pelo processo de seleção da empresa, no qual ela avalia seu perfil e certifica-se de que você possui condições financeiras para abir o negócio.

Passo 5: Se a franquia for aprovada, você irá receber todas as orientações e informações necessárias da empresa franqueadora. É importante tirar todas as dúvidas sobre a gestão do negócio e as obrigações e direitos do franqueador nessa etapa.

Passo 6: A última etapa antes da assinatura do contrato é contatar um advogado de sua confiança para uma consulta. Isso é importante para ter uma avaliação dos detalhes do contrato com a empresa franqueadora antes de assiná-lo.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: 6 passos para abrir uma franquia 8 de junho de 2010

Deixe seu Comentário