5 passos para tornar sua empresa sustentável

As empresas sofrem cada vez mais pressão para serem sustentáveis.

No entanto, a maioria delas sequer possui profissionais com foco em questões voltadas à gestão de uma questão fundamental: o meio-ambiente.

Uma lacuna que abre portas às equipes de tecnologia da informação (TI), as quais têm excelente chance de tirar proveito do que já sabem sobre TI Verde.

Nesse assunto, os CIOs estão na frente de outros profissionais por deterem mais conhecimentos sobre sustentabilidade e liderar esse processo nas organizações.

Agora, por que TI deve assumir esse papel? A primeira razão é o fato de a tecnologia estar presente em todas as áreas da organização.

Segundo, as principais medidas para economizar energia elétrica e cortar custos e que contribuem para o meio-ambiente vêm de ações da área de TI. O problema está em como obter conhecimento para liderar a área. “Não existe ainda um currículo padrão para as melhores práticas de TI Verde”, diz o vice-presidente da consultoria inglesa Datamonitor Group e um dos fundadores da consultoria verde SIG411 LLC, Adrian Bowles.

Isso significa que os profissionais precisam aprender sozinhos ao mesmo tempo em que são cobrados para entregar resultados “verdes”. A reportagem do Computerworld nos Estados Unidos ouviu diversos líderes de TI e identificou cinco conjunto de ações bastante valiosas, que podem ajudar as empresas a torná-las mais sustentáveis.

Confira nesta nova série de artigos:

Crie ambientes que tornem viável projetos com foco em sustentabilidade

Mantenha regras que controlem as emissões de carbono em sua empresa

Procure adequar sua empresa às regulamentações ligadas ao meio-ambiente

Adote políticas de gerenciamento de energia em sua empresa

Reconstrua as habilidades já existentes em sua empresa

Deixe seu Comentário