30 aplicativos super úteis para Windows

Aqui vai uma lista com os aplicativos mais úteis que você pode utilizar em sua máquina com Windows.

São softwares que, se viessem instalados no Windows por padrão, tornariam a experiência de utilização muito mais agradável e fácil.

São ferramentas gratuitas, leves e que podem ser instaladas em todas as versões do Windows, incluindo o novo Windows 8.

  1. Eraser – Quando você deleta um arquivo no Windows, ele ainda pode ser recuperado usando-se outros utilitários. O Eraser permite deletar arquivos permanentemente, tornando impossível a recuperação.
  2. Unlocker – Se você estiver tentando deletar um arquivo (ou pasta) mas não consegue porque o “arquivo está em uso” por outro programa, basta usar o Unlocker para terminar todos os processos que estejam bloqueando.
  3. ShellExView – Quando você instala novos programas, o menu de contexto fica lotado e confuso. Com o ShellExView, você pode limpar o menu de contexto (botão direito) e remover todas as entradas inúteis.
  4. Everything – O Windows inclui uma poderosa busca da área de trabalho, entre outras capacidades, mas o aplicativo Everything vai além. Ele busca por arquivos e pastas independente de sua localização (inclusive arquivos temporários e pastas de sistema) e você ainda pode usar expressões regulares em seus termos de busca.
  5. Always on Top – Este utilitário simples permite manter facilmente qualquer janela no topo de todas as outras em seu desktop. Por exemplo, você pode sempre responder seus emails ou trabalhar numa planilha do Excel enquanto roda um vídeo do YouTube no fundo.
  6. SyncToy – Um dos aplicativos mais úteis da Microsoft, que permite manter várias pastas sincronizadas com outras. Você pode configurá-los com o Gerenciador de Tarefas do Windows para rodar tarefas de sincronização de arquivos automaticamente em intervalos programados.
  7. WinDirStat – Está ficando sem espaço no Windows? O WinDirStat ajuda a aumentar o espaço em disco ao criar uma árvore visual de seu HD inteiro onde a área de retângulos é proporcional ao tamanho das pastas relacionadas.
  8. Double Killer – Esta é a única ferramenta que você precisa para se livrar de todos os arquivos duplicados no computador, inclusive imagens e músicas. Ele compara o hash dos arquivos para identificar as duplicatas.
  9. TCPView – Este aplicativo lista todos os softwares (ou processos) em seu computador que estiverem acessando a Internet, incluindo o endereço IP ao qual estão conectados. Ignore todas as colunas exceto Process, Remote Address e State.
  10. Droplr – Este é o modo mais fácil de fazer upload de seus arquivos para a web. O Droplr adiciona uma nova opção ao menu “enviar para” do Windows e ainda adiciona uma área de coleta no desktop (drop zone). Quaisquer arquivos que você colocar nesta área são instantaneamente enviados para upload e o link público é copiado para a área de transferência automaticamente.
  11. TinyGrab – Pressione um atalho para tirar uma screenshot de tudo que estiver na tela de seu desktop e o TinyGrab coloca a imagem online num piscar de olhos. A captura de tela ficará online para sempre até que você a remova.
  12. Mouse Borders – Outro utilitário da Microsoft que permite controlar dois PCs com um teclado e mouse. Uma alternativa melhor que o Synergy.
  13. KatMouse – Você pode rolar janelas que não estejam em foco com o mouse sem precisar selecioná-la diretamente. Originalmente escrito para Windows 2000, mas funciona no Windows 8 também.
  14. Mouse Jiggler – A tela de seu computador pode “dormir” se o mouse ou o teclado não forem usados por um certo período de tempo. O Mouse Jiggler mantém seu computador acordado, enviando comandos falsos de mouse, permitindo a você assistir aquele filme inteiro à distância.
  15. AltDrag – Este permite mover e redimensionar janelas sem alcançar as bordas. Basta segurar a tecla Alt e clicar para arrastar a janela ou clicar com o botão direito para redimensionar a janela.
  16. ClipX – Quando você copia qualquer coisa para a Área de Transferência do Windows, todo o conteúdo copiado anteriormente é apagado. O ClipX preserva o histórico da Área de Transferência e te permite acessar os ítens copiados antes.
  17. RBTray – Às vezes você quer esconder as janelas em vez de minimizá-las na barra de tarefas do Windows. O RBTray permite minimizar qualquer janela na barra do sistema ao clicar com o botão direito no botão minimizar.
  18. MiniBin – Este app coloca a Lixeira na barra do sistema de modo que você não precise minimizar todas as janelas do desktop para acessar o ícone da Lixeira. Você ainda pode esvaziar a lixeira direto da barra do sistema.
  19. GearMage – Está ficando sem espaço em sua caixa de entrada de email web? Use o utilitário Gearmage para encontrar e baixar anexos de email.
  20. MailStore – Se você quiser acessar seus emails offline, use o MailStore para fazer download de todos os seus emails para.
  21. MediaInfo – Se um arquivo de áudio ou vídeo não quiser rodar em seu computador, talvez estejam faltando os codecs necessarios em seu sistema. O MediaInfo te ajuda a descobrir os codecs devidos para reproduzir aquele arquivo.
  22. DropIt – Este é como um utilitário avançado de classificação de arquivo que te ajuda a copiar ou mover automaticamente arquivos para pastas importantes de acordo com a extensão, data e outros critérios. No caso de arquivos de música, você ainda pode classificá-los por nome de artista ou álbum.
  23. Teracopy – Demora muito copiar ou mover arquivos de uma pasta a outra e, se a operação for interrompida, você tem que começar tudo de novo. O Teracopy aumenta a velocidade da cópia de arquivos e oferece um relatório detalhado em caso de erros.
  24. Soluto – Este aplicativo melhora o tempo de boot de seu PC com Windows, removendo programas desnecessários e ainda retarda a inicialização de certos programas.
  25. Sizer – O Sizer redimensiona janelas de programas para tamnhos fixos e pré-definidos. Bastante útil para capturar screenshots de documentos e também para compartilhamento de telas (screencasting).
  26. Background Switcher – Este pega imagens de seu Facebook, Instagram, Feeds RSS, Picasa, Imagens do Google e as usa como apresentações de papel de parede em seu desktop.
  27. f.lux – Esta ferramenta ajusta a temperatura da cor de seu monitor baseado em sua hora local (quente à noite e com brilho durante o dia). Ele faz isto ao calcular o horário do nascer e do por do sol em sua localidade.
  28. ZoomIt – O ZoomIt transforma seu desktop em um quadro branco virtual, permitindo a você desenhar/anotar em qualquer área da tela usando canetas coloridas. Uma ferramenta essencial para apresentadores, instrutores e palestrantes.
  29. LockBox – Coloque todos os seus arquivos confidenciais em uma pasta e use o LockBox para esconder completamente essas pastas no Windows Explorer.
  30. Safehouse Explorer – É fácil perder pendrives USB. O Safehouse te ajuda a encriptar e proteger os dados com senha, assim outros não conseguem visualizar seus arquivos e pastas.

Deixe seu Comentário