Xbox permitirá dados sobre orientação sexual, religião, raça e nacionalidade em perfis de gamers

A plataforma de games da Microsoft atualizou hoje as suas políticas, e incluiu diversas possibilidades para os usuários se identificarem nas comunidades gamers.

Por Jacqueline Lafloufa

A Microsoft promoveu alterações em suas políticas para o Xbox e a partir desta sexta-feira vai permitir que os usuários do game incluam informações como orientação sexual, religião, nacionalidade e raça em seus perfis e gamertags.

Anteriormente, esse tipo de informação de identificação pessoal não podia ser incluída, já que a empresa tinha receio de que elas fossem usadas como formas de discriminação ou insulto dentro das comunidades. Entretanto, o feedback dos usuários mostrou que essa é uma parte importante na comunidade, que acaba se reunindo em torno de valores comuns.

“Recebemos feedback dos nossos clientes que explicavam que apesar de entenderem que a medida tinha um propósito nobre, ela inadvertidamente excluía uma parte da comunidade do Xbox Live. Essa atualização [a possibilidade de inserir informações pessoais] também acompanha um maior rigor para prevenir o mau uso destes novos termos.”, explicou Marc Whitten, gerente geral do Xbox Live, em entrevista ao site TG Daily.

Em relação à orientação sexual, o blog Multiplayer do site MTV.com explica que os usuários poderão utilizar apenas as palavras ‘lésbica’, ‘gay’, ‘bi’, ‘transexual’ ou ‘hétero’ para se identificarem, e lembra que a Microsoft não permitirá conteúdos que possam ser ofensivos aos usuários, que incluam palavras de baixo calão, discurso de ódio ou referências a drogas ilegais.

Também não serão permitidos perfis reais ou ‘fake’ que façam referência a tópicos religiosos controversos, personalidades notórias, organizações ou eventos atuais ou históricos que sejam considerados delicados ou inapropriados, conforme informações do site GameSpot.

Os usuários que quiserem alterar as suas informações de perfil poderão fazê-lo em troca de 800 pontos (cerca de 10 dólares) no menu ‘editar perfil’ na seção ‘Meu Xbox’ do painel de controle do console. Os interessados em conferir detalhes do novo código de conduta do Xbox Live podem fazê-lo acessando o site kotaku pelo atalho bit.ly/bDqbT9.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Deixe seu Comentário