Windows Live Messenger, muitas mudanças

Da série “10 anos de MSN, conheça a evolução deste comunicador

Em novembro de 2005, foi anunciado o Windows Live Messenger como substituto do MSN Messenger.

Essa mudança de nome tinha o objetivo de fortalecer e unificar os programas com a marca Windows Live.

A primeira versão de testes foi disponibilizada no mês seguinte ao anúncio para usuários específicos em diferentes mercados.

A tela inicial do novo comunicador da Microsoft apresentava uma nova logomarca no topo, imagem de exibição à esquerda em uma área menor para exibição de informações pessoais, além de ícones de atalhos para outros serviços Live.

Abaixo, uma pequena barra possibilitava a busca, adição e ordenamento dos contatos.

Surgiu aqui o padrão atual de exibição dos nomes dos contatos, com o apelido destacado e a mensagem pessoal mais discreta.

Windows Live Messenger 8Voltaram os ícones de status e a aba lateral com diferentes tipos de ícones.

Na janela de conversação, a imagem de exibição passou a ser escondida ou exibida com uma simples seta, e os menus passaram a ser compostos exclusivamente por ícones sem texto.

Foi nesta versão que finalmente o Messenger percebeu que nem sempre é bom dar as caras para todos os contatos. Quem um dia nunca precisou “se esconder”?

A partir desta versão, tornou-se possível enviar mensagens mesmo aparecendo como offline.

Já em termos de personalização, passou a ser possível a modificação da cor de fundo das janelas.

A última versão de testes foi lançada em 2006 com várias melhorias, mas sutis. Novos ícones foram adicionados e pequenos detalhes das janelas foram aprimorados.

Em junho, foi lançada a versão oficial final do Windows Live Messenger 8.0, com poucas modificações, como por exemplo a troca do status “Ao telefone” para “Em uma ligação”. Foi aqui que o Windows Live ID substituiu o Microsoft Passport Network.

A versão Beta da primeira atualização (8.1) foi lançada em outubro de 2006 e trouxe uma ótima melhoria interativa: o recurso de “nômade”, ou seja, um mesmo nome de usuário e imagem de exibição que aparecem em qualquer computador conectado. Nas janelas de conversação, uma novidade deixou a utilização dos recursos mais prática: uma nova lista com os itens recentemente utilizados. Estes itens incluem emoticons, winks, imagem de exibição e menus de fundo.

Aqui surgiu a compatibilidade com os contatos do Yahoo! Messenger, bastando adicionar esses contatos para conversar sem precisar outro programa. A versão 8.1 final foi lançada em janeiro de 2007.

Todas as versões anteriores a esta foram consideradas obsoletas a partir de setembro daquele ano devido a uma falha de segurança identificada.

Todas as versões Messenger

Windows Live Messenger 8.5, a revolução

Este foi o marco na história do comunicador da Microsoft. Esta é, de longe, a versão que mais trouxe novidades, melhorias e modernidades. A primeira versão de testes foi disponibilizada em maio de 2007 para alguns países. A partir desta versão, o Messenger passou a ser instalado dentro de uma pasta criada especialmente para os componentes do Windows Live em um computador. No menu Iniciar, uma pasta chamada Windows Live comportava os atalhos do programa.

A primeira grande mudança desta versão era a instalação, que na verdade era um instalador de vários componentes do Windows Live. Entre os componentes disponíveis, estava o comunicador. O design da versão 8.5 é totalmente novo e mais moderno, com o estilo visual do Windows Vista, marcado por efeitos e cores mescladas e a possibilidade de escolha de cores para o fundo das janelas.

O compartilhamento de arquivos foi facilitado com a criação de pastas para cada contato. Os arquivos são acessados como em um ambiente de rede. Esses arquivos podem ser copiados facilmente para qualquer outra pasta no computador.

Em termos de gerenciamento de contatos, esta versão trouxe muitas facilidades. A primeira delas é a barra de pesquisa para achar contatos com mais facilidade. Foi nesta versão também que se tornou possível você definir o apelido dos seus contatos, algo ótimo para aqueles seus amigos com nomes bizarros.

Uma sutil modificação, porém bastante útil para muitos usuários, foi o agrupamento de mensagens seguidas enviadas pelo mesmo usuário. Ao invés de exibir em todas as mensagens “[nome do contato] diz:”, essa indicação é apenas feita em uma mensagem posterior a uma mensagem do outro contato.

Os emoticons também ganharam atenção especial nesta versão. Eles ficaram, literalmente, mais animados. Foi com esta versão que os emoticons explodiram e atingiram uma popularidade incrível. A partir daí, pacotes e até mesmo ferramentas para a criação deles bombaram e eles se tornaram um atrativo especial do Messenger.

O envio de mensagens para celulares passou por uma reformulação em determinadas localidades.

A versão 8.5 do Messenger começou a investir bastante em interatividade, saindo da ideia de somente conversar em tempo real. Além das melhorias em termos de compartilhamento de conteúdo, diversos jogos foram disponibilizados para desafios em tempo real.

Outro exemplo de interatividade é o MessengerTV. Com este recurso, você e seus amigos podem se divertir e assistir, simultaneamente, aos mesmos canais de TV, trailers de filmes, notícias do esporte e qualquer arquivo do MSN Vídeos.

MessengerTV

Deixe seu Comentário