Você sabe a diferença entre Windows 32 e 64 bits?

por Fernando Petracioli

Se você for comprar um computador novo, provavelmente vai se deparar com máquinas com especificações “64 bits” e “32 bits”.

Na realidade, essa classificação designa PCs com processadores capazes de trabalhar com uma quantidade de informações da ordem de 64 ou 32 bits, respectivamente.

A diferença central entre ambos diz respeito ao número com os quais os processadores conseguem lidar em um cálculo.

Como toda e qualquer informação que é tratada no computador se converte em representações de zeros (0) e uns (1) – binária, quanto maior a quantidade de “números” que o processador consegue lidar, melhor e mais rápido ele será na execução de uma determinada tarefa.

Para ser ter uma idéia da ordem de grandeza que tais números podem alcançar, confira os números abaixo (utlizamos a base 2 por que estamos falando em números binários, representados sempre por “0” e “1” – ou seja, dois algarismos, por isso, base 2):

32 bits: 232; o que vale mais de 4.000.000.000
64 bits: 264; ou seja, em torno de 18.000.000.000.000.000.000

E isso significa o que? Com um processador de 32 bits, se algum programa ou processo necessitar fazer um cálculo usando um número superior a 232, tal operação deverá ser quebrada em pelo menos uma etapa adicional para ser completada. Isso não quer dizer que o PC irá fazer cálculos com números astronômicos. Mas a represenação das informações tratadas, quando convertidas ao sistema binário, geram números enormes.

O que se conclui disso é que um processador de 64 bits pode gerenciar o dobro da quantidade de informação praticamente no mesmo tempo, por isso, chips com tal arquitetura são mais rápidos.

Só que para que o computador consiga utilizar tais capacidades, é necessário que o sistema operacional seja capaz de endereçar essas informações corretamente para o processador. Por isso vemos sistemas operacionais para chips de 32 e de 64 bits, como é o caso do Windows Vista.

Mas você sabe qual é, na prática, a diferença entre um Windows Vista de 32 e de 64 bits?

Memória Aplicativos
Segurança Kernel

Deixe seu Comentário