Use o Plugin Social Fixer para filtrar assuntos políticos no Facebook

O segundo turno das eleições já começou no Facebook, e com ele veio mais um bom número de textos e comentários defendendo ou atacando um candidato ou outro.

E enquanto vemos alguns bem interessantes, daqueles que expõem um ponto de vista e propõem uma boa discussão, temos outros que simplesmente não acrescentam nada:

– “Se Fulano ganhar eu vou é sair do Brasil! #ForaPartidoX” é um bom exemplo, embora outros prefiram se estender um pouco mais, usar hashtags ou partir para a pura ofensa mesmo.

Enfim, se você teve sua cota de comentários assim, vazios, na rede social já no primeiro turno, saiba que um velho plugin ajuda a filtrar esse tipo de conteúdo sem exigir que você bloqueie as pessoas.

Chamada de Social Fixer, a extensão para Chrome, Firefox, Opera e Safari pode isolar você ainda mais na bolha do Facebook, removendo da linha do tempo quase quaisquer textos e links que citem termos mais “bobos” relacionados a Dilma, Aécio, PSDB, PT, eleições e derivados, que servem mais provocar e fazer uma boa discussão perder o rumo.

O app pode ser baixado aqui e, ao ser instalado, “toma conta” da sua página na rede social. Um ícone dele aparece na barra superior, enquanto algumas de suas funções – que podem ser desabilitadas sem grandes dificuldades – se espalham pela timeline. Elas podem impedir o feed de carregar mais conteúdos automaticamente, separar as postagens do Instagram em uma aba diferente, entre outras medidas.

Como usar? – Mas vamos ao que interessa. Se você quer filtrar o conteúdo político, clique primeiro no ícone do app ali no canto superior direito e selecione a primeira opção, “Edit Social Fixer Options”. Na tela que aparecer, escolha a opção “Filtering” no menu da lateral esquerda e, na terceira coluna da direita, “Other”, digite os termos que você deseja filtrar. Não basta apenas escrever e separar com vírgulas, no entanto – é preciso seguir algumas regras como no exemplo mostrado a seguir, que traz algumas hashtags e termos mais esdrúxulos. E não se esqueça do “i” no final: ele faz com que o app pare de diferenciar maiúsculas de minúsculas, como mostrou o Lifehacker em 2012, quando os EUA passaram pelo período de eleições.

/petralhas|tucanada|forapt|foradilma|aecionever/i

É claro, você pode trocar todas essas expressões pelos nomes dos candidatos, mas aí o nível de isolamento na rede social seria um tanto acima do recomendável. Em suma, postagens com cada um dos termos ficarão ocultas da sua linha do tempo assim que você marcar a caixa “Hide”, na coluna ao lado, apertar “Save” e recarregar a página.

Plugin Social Fixer ajuda a filtrar comentários políticos no Facebook

Mas só isso ainda não eliminará links relacionados ao tema compartilhados pelos usuários. Caso você queira atingir um nível de abstração ainda maior, volte ao menu “Filtering”, aperte o botão “Add New Filtering at the Top” e digite na barra “Or Matching Selector” os termos que você não quer ver. Novamente, é preciso seguir um padrão, como o mostrado abaixo.

a[href*=“exemplo1|exemplo2|exemplo3”]

Novamente, marque a opção “Hide”, aperte “Save” e recarregue a página para que a medida tenha efeito. Vale lembrar que o Social Fixer só afeta o Facebook nos navegadores de dispositivos em que ele está instalado. Acessar a rede social pelo celular fará com que você saia da bolha criada pela extensão e veja novamente todos os comentários filtrados.

Mas de qualquer forma, depois das eleições, se quiser desabilitar os bloqueios, desmarque o “Hide” de ambos os filtros, salvar e dar F5 no Facebook. Ou simplesmente remover o plugin, que é um tanto invasivo – embora tenha algumas outras ferramentas bem úteis para bloquear joguinhos e outros termos, gerenciar o feed de notícias e até mudar a cor da rede social.

Deixe seu Comentário