Tabela de relações de aspecto usadas no cinema


Notas:

  1. N/A significa que a informação verificada para esta categoria não está disponível atualmente.
  2. AR é uma abreviação de ‘Aspect Ratio’ – a relação entre largura e altura da imagem, expressa no formato x:1.
  3. Um traço na coluna do ano em que foi abandonada indica que o formato continua em uso.
  4. A área do frame é expressa em polegadas.
  5. O formato do filme é expresso pela seguinte notação:
    nxpmmAc.c Onde nx, se houver, é o número de strips do filme, (3x para Cinerama, por exemplo);
    p é o número de perfurações na margem de um filme por frame (exceto formatos de perfuração central), por exemplo 5 para Todd-AO;
    mm é a largura do filme em millímetros, exemplo: 55.625 para CinemaScope-55;
    Ac.c, se houver, indica que a imagem está anamorficamente expandida a tartir do filme por fator de expansão c.c, exemplo A2.0 for CinemaScope;
    e H, se houver, denota um formato rodando horizontalmente, exemplo 8-35H para VistaVision.
  6. O formato Super 16 é raramente utilizado. As dimensões dadas aqui se referem a áreas de extração adaptadas ao formato 35mm.
Name Originador Ano Formato AR Frame Area
Introduzido Abandonado
Kinetoscope Edison/W. K. L. Dickson 1894 1896 4-35 1.33:1 1.000×0.750
Vitascope C. F. Jenkins/T. Armat 1895 N/A 4-35 1.33:1 1.000×0.750
Ciné Lumi&232re Brothers 1895 N/A 4-35 1.33:1 1.000×0.750
Eidoloscope Woodville Latham & Sons 1895 1897 4-51 N/A N/A
Demeny-Gaumont/Prestwich Georges Demeny 1896 N/A 4-60 1.4:1 1.750×1.250
Viventoscope Blair 1897 N/A 1-48 1.5:1 1.500×1.000
Veriscope Enoch Rector 1897 N/A 5-63 1.66:1 1.875×1.125
Biograph American Biograph Co. 1897 N/A 0-68 1.35:1 2.625×1.938
1900 N/A 4-35 N/A N/A
Lumiè Wide Film Lumiè Brothers 1900 N/A 8-75 N/A N/A
Ciné (a.k.a. Ciné) Raoul Grimoin-Sanson 1900 1900 10×4-70 360° N/A
Pathé KOK/Pathescope Pathé 1912 N/A 4-28 1.33:1 N/A
Panoramica Filoteo Alberini 1914 N/A 5-70 2.52:1 N/A
1924 N/A 10-35H 2.52:1 N/A
Widescope J. D. Elms 1921 1925 2×4-35 N/A N/A
Pathé Baby Pathé 1923 1-9.5 1.33:1 N/A
16mm Kodak 1923 1-16 1.34:1 0.380×0.284
Pathé Rural Pathé 1926 N/A 1-17.5 1.33:1 N/A
Natural Vision Radio-Keith-Orpheum 1926 1930 6-63.5 1.85:1 N/A
Magnascope Paramount 1926 1953 4-35 N/A N/A
Hypergonar Henri Chré 1927 1937 4-35A2.0 2.66:1 1.000×0.750
Polyvision Abel Gance 1927 1927 3×4-35 N/A N/A
Grandeur 20th Century Fox 1929 1931 4-70 2:1 N/A
Magnafilm Paramount/L. de Riccio N/A 1930 4-56 2:1 N/A
Realife Metro-Goldwyn-Mayer 1930 1931 4-70 2:1 N/A
Vitascope Warner Brothers 1930 1930 5-65 2:1 N/A
Academy Academy of Motion Picture Arts & Sciences 1932 4-35 1.37:1 0.825×0.602
Double-8 Kodak 1932 1-8 1.36:1 0.182×0.134
Cinerama Cinerama Inc./Fred Waller 1952 1972 3×6-35 2.72:1 3×0.985×1.088
CinemaScope 20th Century Fox 1953 1957 4-35A2.0 2.55:1 0.912×0.715
2.35:1 0.898×0.715
Glamorama N/A 1953 1953 10-35H N/A N/A
VistaVision Paramount 1954 1961 8-35H 1.5:1 1.485×0.991
Todd-AO Michael Todd/American Optical Co. 1955 5-70 2.2:1 2.072×0.906
Circarama Walt Disney 1955 1961 9/11×1-16 360° N/A
CinemaScope-55 20th Century Fox 1956 1958 8-55.625A2.0 2.35:1 1.430×1.824
4-35A2.0 2.55:1 0.912×0.715
4-35A2.0 2.35:1 0.839×0.715
Technirama Technicolor 1956 1967 4-35A2.0 2.55:1 0.912×0.715
2.35:1 0.839×0.715
Cinestage N/A 1956 N/A 4-35A1.56 2.2:1 0.912×0.685
Kinopanorama Russia 1957 3×6-35 2.77:1 N/A
M-G-M Camera-65 Metro-Goldwyn-Mayer 1957 1966 5-70A1.25 2.76:1 2.072×0.906
5-65A1.25 2.76:1 2.072×0.906
4-35A2.0 2.55:1 0.912×0.715
4-35A2.0 2.35:1 0.839×0.715
CineMiracle Louis de Rochemont 1958 1961 3×6-35 2.55:1 N/A
Smith & Carney 180° Smith & Carney 1958 N/A 4-35 N/A N/A
Circlorama N/A 1958 1964 11×4-35 360° N/A
Super Technirama 70 Technicolor 1958 N/A 5-70 2.2:1 N/A
4-35A2.0 2.35:1 0.839×0.715
Panavision Panavision 1959 4-35A2.0 2.35:1 0.839×0.715
Super Panavision Panavision 1959 N/A 5-70 2.2:1 N/A
4-35A2.0 2.35:1 0.839×0.715
Wonderama Arc 120 Technicolor 1960 N/A 4-35 2.64:1 N/A
Cine-System 3 U.S.A.F. 1960 N/A 1-3 1.33:1 N/A
Techniscope Technicolor 1963 N/A 4-35A2.0 2.35:1 0.839×0.715
Ultra Panavision Panavision/M-G-M 1963 1968 5-70A1.25 2.7:1 N/A
4-35A2.0 2.35:1 0.839×0.715
Dimension 150 Todd-AO/20th Century Fox 1963 1970 5-70 150° N/A
4-35A2.0 2.35:1 0.839×0.715
Super 8 Kodak 1965 1-8 1.36:1 0.215×0.158
Super 16 Kodak 1970 1-16 1.66:1 0.464×0.2806
1.85:1 0.464×0.2516
Todd-AO 35 Todd-AO 1971 N/A 4-35A2.0 2.35:1 0.839×0.715
IMAX IMAX Corporation 1970 15-70H 1.43:1 2.740×1.910
OMNIMAX IMAX Corporation 1973 15-70H Ovoid 2.740×1.980
Circlevision Walt Disney N/A 5×4-35 200° N/A
Cinema 180 Omni Films N/A 5-70 180° N/A
Showscan Douglas Trumbull 1984 5-70 N/A N/A
Iwerks 870 Iwerks Entertainment N/A 8-70 N/A N/A
Ultra Toruscope Torus Films N/A 3×5-70 360° N/A

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Os inconvenientes da tela wide 21:9 25 de abril de 2010

Deixe seu Comentário