Refrigerando o PC com líquido

Em um PC refrigerado a líquido, a tubulação apresenta um desafio especial.

Ela deve ser flexível o suficiente para conectar componentes que possam estar em ângulos incomuns uns com os outros.

Mas não pode ser propensa a dobras, pois uma mangueira dobrada pode restringir severamente o fluxo do fluido através do sistema.

Em um sistema simples, um tubo conecta a bomba à entrada de um bloco de água.

Tubos separados correm da saída do bloco de água para o radiador e do radiador para o reservatório, que geralmente se assenta em uma das baias de CR-ROM do computador.

O tubo final conecta o reservatório novamente à bomba. Para sistema com vários blocos de água, os tubos conectam a saída de um bloco à entrada do próximo bloco, conectando-os em série como em uma cadeia.

Muitos reservatórios de refrigeração se encaixam na baia de um computadorMuitos reservatórios de refrigeração se encaixam na baia de um computador

O componente final de um sistema de refrigeração a líquido é o próprio líquido. Muitas pessoas usam água destilada, já que a água de torneira contém contaminantes que podem obstruir o sistema ou entupir os canais nos blocos de água e no radiador. Aditivos especializados podem acrescentar cor ao fluido, o que o torna mais atraente quando usado em gabinetes transparentes. Eles também podem diminuir o ponto de congelamento ou tensão da superfície da água, tornando-o um líquido refrigerador mais eficaz. Finalmente, alguns aditivos têm ingredientes antimicrobianos ou anticorrosivos, o que pode aumentar a vida útil do sistema.

Em um sistema operacional, os tubos transportam líquido refrigerador para os blocos de água
Os tubos transportam líquido refrigerador
para os blocos de água

Se você decidir instalar um sistema de refrigeração a líquido no seu computador, é uma boa idéia deixar que a bomba circule o fluido por algum tempo para que você possa verificar se há vazamentos.

Mantenha o computador desligado durante o período de teste para diminuir as chances de danificar o seu hardware se um vazamento ocorrer.

Depois de se certificar que tudo está vedado, ligue o computador. Você pode verificar a temperatura de seus componentes no menu da BIOS do seu computador ou usar um aplicativo terceirizado que monitore a temperatura.

Se necessário, você também pode aplicar dissipadores de calor menores nos chips da RAM e outros componentes de alta temperatura do sistema.

Quando a água não é fria o suficiente »

Uma Resposta

  1. magno medeiro 22 de fevereiro de 2013
  2. Pingback: Como é um PC refrigerado a água? 23 de dezembro de 2010

Deixe seu Comentário