Quem são os usuários de Internet na China hoje?

Da série ‘População online da China – Uma nova explosão

Na China, apenas 10% da população usa a Internet, de acordo com as últimas pesquisas do governo.

Os usuários são relativamente jovens, homens, urbanos, e principalmente estudantes. Mais de 70% dos usuários tem menos de 30 anos e quase 60% são homens.

A taxa de penetração em áreas urbanas é de aproximadamente 20%, comparado com apenas 3% em áreas rurais.

Entre as ocupações, os estudantes compõem quase um terço dos usuários chineses de Internet, e os trabalhadores contribuem com outros 30%.

O restante é uma mistura de autônomos, trabalhadores sem fins lucrativos, desempregados, professores, funcionários do governo, e militares. Os camponeses e fazendeiros são aproximadamente 0.4% da população online.

A título de comparação, o Projeto Pew Internet relata uma taxa de penetração da Internet (entre americanos com 18 anos ou mais) de aproximadamente 71%. Cerca de 30% da população de usuários dos Estados Unidos entre 18 e 29 anos de idade; os homens e as mulheres conectam em números aproximadamente iguais, e 70% dos adultos que vivem nas cidades estão online, comparado com os 61% que vivem em áreas rurais.

Como a população de Internet na China crescerá?

De acordo com o Centro de Redes de Informação da China (CNNIC), a população de usuários de Internet do país cresceu à taxas de dois dígitos nos últimos três anos: de 18% em 2004 e 2005, para 23% em 2006. A China parece competir no desenvolvimento contínuo da Internet, e está atualmente em algum lugar entre os níveis “médio” e “adiantado”. Para comparar, a taxa de crescimento da Internet entre usuários americanos adultos esteve na escala de um único dígito por anos, refletindo seu estágio mais maduro no desenvolvimento da Internet.

Na China, a taxa de crescimento se traduz com 26 milhões de novos usuários em 2006, e 57 milhões nos últimos 3 anos. Nos EUA, o crescimento desde 2005 atingiu aproximadamente sete a nove milhões de adultos e adolescentes. O CNNIC sugere que uma taxa de crescimento sustentada aumentaria o número total dos usuários na China para 210 milhões no início de 2009.

Quem devem ser, afinal, os novos usuários chineses? Pessoas de todo tipo. Mas um dos pontos mais interessantes e dinâmicos a observar – se tudo ocorrer de acordo com os planos da China – será o afluxo de usuários das áreas rurais.

Deixe seu Comentário