Qual a diferença entre Extranet e Intranet?

Por Pablo de Assis

Muitas são as palavras usadas hoje em dia para se referir aos diferentes tipos de rede.

A mais usada é internet, mas temos também LAN, intranet e extranet.

Mas, a final de contas, o que é tudo isso?

Se você está aqui lendo este texto é porque ao menos você sabe o que é a internet.

Se você só sabe para que serve mas não sabe o que é, a internet é uma rede de comunicação de computadores ligados coletivamente através de servidores de acesso.

Dessa forma, você consegue acessar qualquer informação compartilhada nessa rede. Os sites e programas que você acessa são informações que estão localizadas em computadores remotos ligados nessa grande rede.

Conhecendo as Redes e as LANs

Mas, além da Internet, temos outros sistemas de rede, voltados para diferentes fins. A mais conhecida é a LAN, que significa Local Area Network, ou Rede de Área Local. Basicamente é uma rede de computadores conectados localmente. Se você conecta dois ou mais computadores para formar uma rede entre si, isso é uma LAN.

Ela pode servir para compartilhar um mesmo acesso à internet ou ainda para servir de base para um jogo multi-usuário. O maior uso das LANs são nas famosas LAN-Houses, ou lojas que oferecem computadores ligados em rede, seja para compartilhar conteúdos comuns, jogos ou acesso à internet.

Redes Aplicadas aos Negócios

Mas essas redes podem servir para uso comercial e empresarial. Quando é assim, elas recebem o nome de Intranet e Extranet. Mas não é só o nome que difere, mas também o uso, função e acesso.

Basicamente, tanto a intranet quanto a extranet são sistemas de rede construídas sobre o modelo da internet, usando os mesmos recursos como Protocolos TCP/IP, para fazer a conexão entre os computadores, HTTP, para mostrar conteúdos e serviços de rede, SMTP, para serviços de e-mail e FTP, para transferência de arquivos. O que diferencia ambas é a forma de acesso.

1 2 3 4 Próximo »

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Intranets e Extranets – Diferentes usos 11 de agosto de 2009
  2. Pingback: O que é Intranet? 11 de agosto de 2009
  3. Pingback: O que é Extranet? 11 de agosto de 2009

Deixe seu Comentário