Preta Gil é 'atriz gorda', no Google

Experimente fazer uma busca pela expressão “atriz gorda” no Google:

O resultado? O Google Images sugere o nome de Preta Gil.

Quem fizer a busca vai ver na lista de resultados a sugestão: “Experimente também:preta gil”.

O recurso “experimente também” é uma característica do Google para sugerir novas buscas e prender o usuário por mais tempo no serviço.

Especialmente no Google Images, onde o volume de buscas é muito mais baixo que nas buscas por sites (web) é bem simples para um grupo organizado de internautas manipular um resultado para o topo das buscas.

Busca no Google por 'atriz gorda' exibe o nome de Preta GilNo caso, as comunidades postam várias imagens na web com links e tags associando, no caso, as expressões “preta gil” e “atriz gorda”.

Com o tempo, o resultado obtido de forma artificial desaparece, dando espaço a uma nova expressão, gerada por links e tags espontaneamente criados na web, sem manipulação.

A técnica já permitiu a vários internautas criar resultados engraçados ou de protesto, como associar a expressão “vergonha nacional” ao site do Senado (após a absolvição de Renan Calheiros) ou, nos Estados Unidos, colar a expressão miserable failure à biografia de George Bush na Wikipedia.

Há casos até de punição a usuários que exploram o Google Bomb. Na Polônia, um jovem programador acabou preso quando a polícia descobriu ser ele o responsável por associar a biografia do presidente do país a buscas por um equivalente chulo da palavra pênis.
Em seu blog, a filha do Ministro disse que vai processar quem a ofender fazendo referência às características de seu corpo.

Mas fazer a busca pode. Logo logo isso desaparece, Preta.

Deixe seu Comentário