Por que há tantos formatos de imagens?

Na realidade existem muitos formatos diferentes de imagens na Web.

Aqui no Infoescravo, por exemplo, utilizamos 6 tipos diferentes de imagens:

* arquivos GIF
* arquivos JPEG
* arquivos GIF animados
* arquivos MPEG
* arquivos Shockwave
* arquivos PNG

Os dois mais comuns, sem dúvida, são os arquivos GIF e JPEG.

Ambos os formatos codificam imagens bitmap estáticas (em oposição ao animado).

Em uma imagem bitmap, o arquivo de imagem deve definir a cor exata de cada pixel na imagem. Por exemplo, imagine uma típica imagem bitmap na Web que tem 400×400 pixels. Para definir esta imagem, você precisará de 24 bits por pixel para 160.000 pixels, ou 480.000 bytes. Isso seria um arquivo de imagem enorme, então ambos os formatos GIF e JPEG comprimem a imagem de formas diferentes.

Em uma imagem GIF, o número de cores é reduzido para 256 e, depois, “runs” de pixels da mesma cor são codificados em um formato cor + número de pixels. Por exemplo, se houver 100 pixels em uma linha com a cor 41, o arquivo de imagem armazena a cor (41) e o comprimento do run (100). Isto torna um arquivo GIF maior para armazenar desenhos que possuam muitos pixels de cores iguais, como as imagens de Como funcionam microprocessadores:

Por que existem tantos formatos diferentes de imagens na Web?

Esta é uma imagem de 500×500 pixels, mas ao invés de ocupar 750.000 bytes ela ocupa apenas 9.000 bytes para armazená-la como GIF.

Um arquivo JPG utliza uma técnica muito mais complexa para comprimir imagens, como fotografias, onde a cor de cada pixel é diferente. Um arquivo GIF cria uma reprodução perfeita do original, enquanto que o JPG não. Veja a questão 289 (em inglês) para mais detalhes.

Gif animado >>

Deixe seu Comentário